Quase 90% dos reajustes negociados em 2010 superaram a inflação

trabalhadores_comsegurancaMais de 88% de um total de 700 negociações realizadas em 2010 entre trabalhadores e empresários da indústria, do comércio e de serviços resultaram em aumento real de salários de até 5%, informou ontem o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese).
Pelo menos desde 1996, quando o Dieese começou esse tipo de pesquisa, em nenhum outro ano tantas negociações produziram ganhos superiores à taxa de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em 7% do total de negociações, o reajuste foi igual ao índice de aumento do custo de vida. E em apenas 4,5% dos acordos os salários subiram menos do que a inflação.

O coordenador de Relações Sindicais do Dieese, José Silvestre, observou que a recuperação do poder de compra dos trabalhadores vem ocorrendo desde 2004, quando eles conquistaram ganhos reais em 55% das negociações. Silvestre atribui esse avanço, essencialmente, ao bom desempenho da economia, que cresceu 7,5% no ano passado.

“A estabilização da inflação, o mercado de trabalho em alta, o crescimento da oferta de crédito e a melhoria da renda estimularam a economia. E isso ajudou a elevar o índice dos reajustes”.

Em 56% das negociações feitas em 2010 os salários cresceram mais de 2% acima da inflação.

O comércio foi o setor em que mais negociações – quase 96% – resultaram em ganhos reais de salários. Na indústria, 90,5% das negociações produziram aumento real; no setor de serviços, 82,8%. A indústria, por outro lado, foi o setor em que menos negociações – abaixo de 3% – acabaram em reajustes inferiores ao índice da inflação. No setor de serviços isso ocorreu em 7% dos acordos; no comércio, em 4%.

O Dieese acredita que o mercado de trabalho continuará em expansão neste ano, mas estima que as negociações serão mais difíceis para os trabalhadores diante das previsões de uma desaceleração da economia no mercado doméstico e de um cenário externo de muitas incertezas.

“O movimento sindical não vai recuar, mas, provavelmente, não teremos a mesma magnitude que em 2010”, disse o coordenador de Relações Sindicais, José Silvestre. Ele aposta que esse será um cenário temporário, porque em 2012 a economia já refletirá os investimentos preparatórios a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, além das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Do site Brasilia Confidencial

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100