PT vai ao STF contra manifestação antidemocrática dos “300 do Brasil”, semelhante a atos da Ku Klux Klan

A manifestação do grupo bolsonarista denominado “300 do Brasil” na noite desse sábado (30), que lembra atos neonazistas e da Ku Klux Klan, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, reforça a necessidade de agilizar as investigações sobre as ações do grupo, solicitada à Suprema Corte pela Bancada do PT. O deputado Rogério Correia (PT-MG), um dos autores da ação, já anunciou que vai anexar à representação novas denúncias, incluindo esse ato e as ameaças feitas ao ministro Moraes, nesta semana, pela líder dos 300, Sara Winter.

“Nós entramos no STF com denúncia solicitando investigação contra o tal 300 do Brasil – grupo paramilitar de ultradireita – e contra Bolsonaro, por ameaça à democracia e por desrespeito ao isolamento social neste momento de pandemia. Vou anexar na peça cenas de analogia do grupo ao Ku Klux Klan e outras ações fascistas de seus líderes. Ações contra a democracia e culto ao nazismo e racismo são crimes”, afirmou o deputado em sua conta no Twitter.

E o líder da Bancada do PT, deputado Enio Verri (PR), defendeu a identificação dos financiadores do grupo que se manifesta de forma fascista contra a democracia e o Estado de Direito: “Há que se identificar quem financia o grupo 300, que vai às ruas durante a pandemia, armados e com todas as simbologias fascistas, em nome da supressão da democracia”, afirmou em sua conta no Twitter.

A ação da Bancada está com Alexandre Moraes, que é o relator do inquérito que apura ameaças, ofensas e fake news contra ministros da Suprema Corte.

Manifestação

Semelhante às manifestações dos membros da Ku Klux Klan (organização racista dos Estados Unidos que prega a supremacia branca), que ocorreu em 2017 na cidade de Charlottesville, nos Estados Unidos, o grupo bolsonarista, liderado pela ativista Sara Winter, fez um protesto em frente ao STF. Os manifestantes carregavam tochas acesas, e algumas pessoas usavam máscaras de personagens de filmes de terror cobrindo todo o rosto. Eles ainda gritavam palavras de ordem contra o Supremo e Alexandre de Moraes. A manifestação ocorre exatamente depois de Sara e empresários bolsonaristas terem sido alvo de mandados de busca e apreensão autorizada pelo ministro.

Nas redes sociais

Vários parlamentares da Bancada do PT também utilizaram as suas redes sociais neste domingo para criticar as atitudes do grupo “300 do Brasil”. O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) retuitou um vídeo dos Jornalistas Livres que mostra a manifestação e afirmou: “Os fascistas continuam agindo contra a ordem democrática”.

Também no Twitter, o deputado Airton Faleiro (PT-PA) afirmou que Sara Gironine “é uma terrorista neonazista declarada”. Ele explicou que o seu apelido foi tirado do nome da nazista britânica Sara Winter. “Agora copia a supremacistas brancos de Charlottesville em marcha para incendiar o Supremo. Falta o que mais para colocá-la na cadeia?”, indagou.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) também destacou a semelhança da manifestação com os atos da Ku Klux Klan. “Semana passada eles carregavam caixões na porta do STF, agora estão em marcha militar e levam tochas na Praça dos Três Poderes. Estão armados, são fanáticos perigosos e uma ameaça”. E completou: “Não é aceitável a retomada do poder nazista no século XXI”.

O deputado Jorge Solla (PT-BA) também divulgou o vídeo da manifestação e afirmou que o ato parecia ser da Ku Klux Klan nos EUA, enfatizou que não era. “Parece, mas não é a KKK. São os apoiadores de Bolsonaro reunidos nessa madrugada na frente do STF”, lamentou.

E o deputado Nilto Tatto (PT-SP), também na sua rede social afirmou que a identificação entre os 300, os supremacistas brancos dos EUA, e os nazistas não é mera coicidência. “Não importa se são meia dúzia, o ato é criminoso e deve  ser punido”, defendeu e pediu “Fora, Bolsonaro”.

Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), Sara Winter, com suas tochas, “retoma a estética da Ku Klux Klan”, sociedade secreta de extrema direita racista americana. “Vivemos para ver seguimentos como estivessem atrasando o relógio da humanidade”, lamentou.

Saiba mais:

https://ptnacamara.org.br//2020/05/08/pt-alerta-supremo-para-novos-atos-contra-a-democracia/

Veja a representação da Bancada do PT

Manifestação – STF – Inquérito 4828 (1)

 

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex