PT repudia MP que extingue Fundo Soberano e anuncia que votará contra

Em nota oficial divulgada na tarde desta terça-feira (22), o Partido dos Trabalhadores repudia a medida provisória (MP 830/18), assinada ontem pelo presidente ilegítimo Michel Temer que extingue o Fundo Soberano do Brasil, criado no governo Lula em 2008. O fundo tem uma reserva de cerca de R$ 27 bilhões, que serão utilizados para pagar parte da dívida pública, caso a MP seja aprovada pelo Congresso. Na nota, o PT anuncia que resistirá à aprovação dessa medida”, para preservar esse instrumento fundamental de política econômica criado por Lula”.

Leia a íntegra da nota:

Temer extingue Fundo Soberano do Brasil criado por Lula em 2008

A Executiva Nacional do PT manifesta seu repúdio à edição da Medida Provisória número 830, que extingue o Fundo Soberano do Brasil, criado pela Lei nº 11.887, de 24 de dezembro de 2008, e o Conselho Deliberativo do Fundo Soberano do Brasil.

O Fundo foi criado em 2008 pelo ex-presidente Lula e tinha como objetivo acumular saldos monetários obtidos em anos de maior crescimento econômico a serem aplicados em ativos variados que garantiriam rendimentos futuros ao país, os quais poderiam ser utilizados em períodos de maior dificuldade.

Não satisfeito com o desmonte dos pilares de nossa Constituição Federal, com a regressão econômica e social que produziu nos últimos dois anos, o governo golpista agora se volta contra o Fundo Soberano do Brasil (FSB), de olho nos R$ 23 bilhões de reais que poderá arrastar para o caixa do Governo Federal e assim evitar o descumprimento da chamada Regra de Ouro (que proíbe o endividamento do governo para cobrir despesas correntes).

Salta aos olhos o caráter lesivo aos interesses nacionais, também por ser inócua, porque não há no Fundo dinheiro suficiente para fechar o buraco aberto pela equivocada política de ajuste fiscal posta em prática pelo ex-ministro Henrique Meirelles.

Anunciado hoje como candidato a Presidente da República para representar o desgoverno Temer nas eleições de outubro, Meirelles raspa o tacho do Fundo Soberano para mitigar o fracasso de sua política econômica e tentar satisfazer minimamente os interesses do capital financeiro a que deve obediência.

O PT resistirá à aprovação dessa Medida Provisória pelo Congresso Nacional, para preservar esse instrumento fundamental de política econômica do legado do nosso governo Lula.

A pré-candidatura do ex-presidente Lula às eleições de outubro cobrará de todas as demais pré-candidaturas à Presidência da República e de suas bancadas no Congresso Nacional o compromisso com a manutenção do Fundo Soberano e de propostas concretas de utilização de seus recursos para o enfrentamento da crise econômica deixada por Temer/Meirelles, visando a retomada do desenvolvimento, do bem-estar social e da soberania nacional.

Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo