PT realiza 5º Congresso Nacional em Brasília e fará balanço de trajetória

estrelaPT
Fazer uma reflexão histórica e teórica dos 33 anos do Partido dos Trabalhadores. Esta é uma das tarefas dos 800 delegados inscritos para o 5º Congresso do PT que acontece dos dias 12 a 14 deste mês, em Brasília. O evento marca um momento importante da vida partidária e contará, na mesa de abertura, com a participação ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff.
Para o líder da bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), o Congresso será um fórum de debates decisivo para a vida do PT e permitirá que o conjunto do partido faça um balanço da sua trajetória. “O PT precisa atualizar o seu programa para o País e atualizar seu sonho socialista. É um congresso de reflexão, mas, também, de tomada de decisão sobre o momento que o País e o mundo vivem”.
Na avaliação do ex-presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) o 5º Congresso será um espaço reflexivo e propositivo. “O Congresso terá dupla função. Primeiro, a de fazer uma atualização do programa do PT. Ao mesmo tempo, fazer uma reflexão conjuntural sobre o enfrentamento de curto prazo para preservar o projeto liderado pelo PT”, assinalou o petista.  De acordo com Berzoini, o Congresso terá de ter sabedoria para equilibrar essas duas funções.
Berzoini disse ainda que pelo fato de o partido ter assumido grandes desafios ao longo de seus 33 anos é que a organização precisa atualizar as suas táticas e estratégias partidárias.  
“Não dá para imaginar que o PT vá se comportar como um partido que lidera um bloco que governa o País da mesma forma que quando era um pequeno partido de oposição. O PT, hoje, tem um reconhecimento popular amplo e uma atuação muito forte. Obviamente, precisa reavaliar seus erros e acertos”, ponderou Berzoini.
 
Posse – A abertura do 5º Congresso acontece n quinta-feira (12),  às 19 h no Centro de Convenção Brasil 21, em Brasília.  Ocasião em será realizada a solenidade de recondução ao cargo do presidente nacional, Rui Falcão e dos membros do Diretório Nacional e dos presidentes estaduais eleitos no PED 2013.
 
Benildes Rodrigues
 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também