Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (18), o líder do PT, Enio Verri (PR), anunciou que a bancada decidiu participar do Bloco que reúne os partidos do campo da Oposição e de parlamentares que não apoiam o candidato de Bolsonaro para a eleição da próxima Mesa Diretora da Câmara. “É nossa responsabilidade, neste momento em que Bolsonaro tenta tomar de assalto o Parlamento, somar forças com todos e todas que se dispõem a barrar tal pretensão autoritária”.
Leia a íntegra da nota:
Nota da Bancada do PT sobre a eleição para a Mesa Diretora da Câmara
Nós, da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, diante da maior crise da história brasileira, temos o dever de combater, dentro e fora do Congresso, o governo antinacional, antipopular e antidemocrático de Jair Bolsonaro, o maior responsável por milhares de mortes pelo Covid-19 e por dezenas de crimes de responsabilidade.
É, portanto, nossa responsabilidade, neste momento em que Bolsonaro tenta tomar de assalto o Parlamento, somar forças com todos e todas que se dispõem a barrar tal pretensão autoritária.
Assim é que, reunida hoje (18/12), a Bancada do PT na Câmara adotou a seguinte decisão:
- Participar do Bloco que reúne os partidos do campo da Oposição e de parlamentares que não apoiam o candidato de Bolsonaro:
- Divulgar para a população, e apresentar aos integrantes do Bloco, um programa de defesa da democracia, da participação proporcional nas instâncias dirigentes da Câmara e de intransigente oposição a qualquer revogação de direitos humanos, políticos e sociais;
- O PT vai construir com os partidos de oposição um programa e um nome para presidência da Casa
Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara