PT na Câmara inicia coleta de assinaturas para viabilizar CPI do Apagão de Dados do Ministério da Saúde

Deputado Reginaldo Lopes e Gleisi Hoffmann. Fotos: Lula Marques

O líder da Bancada do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG), anunciou que o partido iniciou a coleta de assinaturas na Câmara para viabilizar a criação da CPI do Apagão de Dados do Ministério da Saúde. O requerimento de criação da CPI, de iniciativa do líder petista e da presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), já foi protocolado com a assinatura de todos os parlamentares petistas. O documento pede investigação sobre o apagão de dados que compromete a divulgação de informações e adoção de políticas públicas de combate a pandemia da Covid-19, especialmente da nova variante Ômicron.
“O Brasil precisa saber quem foram os responsáveis pelo apagão de dados e se as informações sobre vacinação, internações e indicadores de gestão foram comprometidas. Nós do PT queremos uma CPI para investigar o apagão no Ministério da Saúde!”, disse o líder pelo Twitter.

Na justificativa do requerimento protocolado na Câmara os petistas lembram que, enquanto parte da Europa e os Estados Unidos registram recordes de casos de Covid-10 devido ao avanço da variante Ômicron, o Brasil entra em 2022 sem saber a real dimensão da transmissão do vírus em seu território.

A versão oficial do governo é de que o apagão de dados no ministério da Saúde, que afetou especialmente as plataformas ConectSUS (que emite certificado de vacinação) e DataSUS (que reúne dados de acompanhamento da pandemia), foi causado pela ação de hackers em 10 de dezembro. Desde o episódio, há mais de um mês, a atualização de dados sobre a pandemia tem sido afetada.

“Essa é uma situação inusitada a o governo parece não querer resolver e nem informar. Precisamos saber o que aconteceu, de quem foi a responsabilidade e a quem beneficiou. Só uma CPI para isso”, destaca a Deputada Gleisi Hoffmann.

“Sem os dados dos estados que não estão conseguindo acessar os sistemas de notificação do governo federal, pesquisadores ficam impossibilitados de estimar a taxa de transmissão do vírus, calcular com precisão as médias móveis de casos e mortes e acompanhar a evolução da covid-19. As informações servem para que os gestores possam prever o impacto da doença nos hospitais e estudar a adoção de possíveis medidas restritivas”, explicam os petistas no requerimento de criação da CPI.

O documento expôs ainda a opinião de especialistas sobre o apagão de dados no ministério da Saúde. O pesquisador do Instituto de Biologia da USP (Universidade de São Paulo) e do Observatório Covid-19 BR, Paulo Inácio Prado, disse que a falta de dados é ainda mais grave, neste momento, por causa da epidemia de gripe que também atinge simultaneamente o país.
“Estamos em um voo cego, e isso é gravíssimo porque a gente teve, ou está tendo ainda, um surto de influenza. Se a gente não souber quanto desses casos são Covid-19, como que a gente coordena ações?”, indagou.

Segundo os parlamentares petistas, “o que se observa neste episódio, como em tantos outros, é a negligência e omissões do Governo no enfrentando adequado da Pandemia”. ”O que vêm acontecendo é muito grave pois se soma a postura negacionista e anti-vacinal do primeiro mandatário do país e precisa ser rigorosamente investigado, afinal envolve a vida de milhões de brasileiros. O melhor instrumento é a Comissão Parlamentar de Inquérito”, afirmam os autores do requerimento.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100