PT mostra unidade em reunião com Lula sobre novos desafios do partido e da esquerda no Brasil

BancadaLulaSP

O momento é de renovação e de união. Essa é a síntese do encontro entre a Bancada do PT na Câmara com o ex-presidente Lula e com o presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, na segunda-feira (7), em São Paulo. O líder da bancada, deputado Afonso Florence (BA), pontuou que foi um debate extenso no tempo e profundo nos temas que dizem respeito aos desafios do PT. “São desafios de renovação do seu programa político, de reavaliação dos seus parâmetros de funcionamento e de avaliação do período dos governos Lula e Dilma, com a identificação de acertos e erros, para que se faça a autocrítica dos erros e o aperfeiçoamento dos acertos”, detalhou Florence.

Ele explicou que a ideia, a partir dessa reformulação, é apresentar ao País uma alternativa política que se oponha ao golpe, ao governo regressivo de Michel Temer e à sua estratégia de retirar direitos, colocando o PT em condições de retomar o protagonismo na política nacional. “Portanto, foi uma reunião histórica para o PT, para a esquerda brasileira e com certeza para os brasileiros e para as brasileiras”, definiu. Segundo Florence, o PT está a postos para fazer “a defesa dos direitos democráticos de manifestação dos estudantes secundaristas que ocupam escolas de ensino médio e institutos federais e para defender trabalhadores e trabalhadoras que se opõem ao golpe”.

Ao avaliar o resultado final da reunião, o líder petista refutou o exagero da mídia ao explorar a imagem do PT como um partido rachado. “Com certeza, existe uma união, o que não quer dizer que não existam diferenças internas, mas não é aquilo que vinha sendo divulgado, de um partido dividido a ponto de não ser capaz de cumprir suas tarefas históricas. Ao contrário. O que ocorreu foi uma demonstração de maturidade política, de acuidade de abordagem e de unidade para uma ação a ser desenvolvida nessa atual conjuntura”.

Para o deputado José Guimarães (PT-CE), a reunião sinalizou majoritariamente a necessidade de o partido promover mudanças profundas, que envolvem também o seu funcionamento interno. “A intenção é fazer isso sem apontar individualmente culpados, mas discutindo saídas para a crise que estamos vivendo. Todos nós temos graus de responsabilidade – ainda que em níveis diferenciados – com aquilo que construímos. E temos responsabilidade também sobre os nossos defeitos e nossos problemas. Se não temos individualmente, temos como instância, como dirigente, como tendência”.

Guimarães também reforçou como ponto central da discussão a necessidade de promover uma atualização programática do PT, capaz de formular saídas para crise que o País enfrenta. Disse ainda que outra sinalização se refere à necessidade de uma “concertação interna”. “Precisamos fazer toda uma repactuação naquilo que é essencialmente fundamental para recuperarmos o nosso legado e para repensarmos o nosso futuro. Fazermos a autocrítica dos nossos erros e projetarmos o futuro”.

Falando de uma maneira mais ampla sobre a esquerda brasileira, José Guimarães disse ser fundamental fazer uma correção de rumos, não apenas do PT. “Sou defensor dessa tese e acho que, se nós dermos conta dessas tarefas, estão dadas as condições para nós do PT, juntamente com as demais forças de esquerda, consolidarmos uma ampla frente para a disputa eleitoral de 2018. Sem vetar nenhum nome, nem nosso nem dos outros partidos”.

Ao fazer referência ao papel estratégico de Lula, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) destacou que falar sobre ele não é apenas destacar um legado deixado ao País ou uma vida dedicada ao povo brasileiro. “Nós também falamos do presente e do futuro. Falamos de esperança. Nós sabemos que o PT, em vários aspectos, por erros de seus integrantes, deve fazer uma autocrítica. Mas não temos motivos para nos arrepender quando falamos da dedicação para melhorar a vida do povo brasileiro. E para nós o Lula simboliza isso. Então, é possível mudar o PT para melhor, e essa é uma tarefa nossa, porque é preciso retomar a força da esquerda no Brasil, e isso também se faz com a força do Lula”.

De forma semelhante, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) pontuou a importância de Lula na atual conjuntura. “Lula reconhece as virtudes do PT e os problemas que o partido está vivendo, e demonstra forte vontade política de ajudar na superação desses problemas. Aquela imagem da foto é uma imagem que sela um grande esforço para mudar o PT para que o PT continue mudando o Brasil”.

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100