O Partido dos Trabalhadores tem quatro nomes na lista dos 10 deputados e senadores mais influentes na rede social, elaborada pelo IPBAD. No ranking de autoridade, o PT aparece com 14 dos 15 nomes.
O PT é o partido com mais nomes na lista dos 10 parlamentares mais influentes no Twitter, segundo levantamento feito em parceria pelo site Núcleo e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IPBAD).
Na relação, que foi apresentada em ordem alfabética, há quatro parlamentares do Partido dos Trabalhadores. São eles:
- Deputado federal Alexandre Padilha (SP)
- Deputada e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (PR)
- Senador Humberto Costa (PE)
- Deputado José Guimarães (CE)
Segundo os autores da análise, a lista foi feita a partir da combinação de três elementos: popularidade, autoridade e articulação. O primeiro diz respeito à quantidade de seguidores. Já autoridade se refere ao prestígio e à capacidade de ser referência na divulgação de conteúdos sobre política. Por fim, a métrica articulação avalia a capacidade de difundir informações para diferentes audiências.
Deputados do PT são os que têm mais autoridade
O estudo também fez o ranking para cada uma dessas métricas. E o PT domina o ranking de autoridade, com nada menos que 14 dos 15 nomes que compõem a lista, todos deputados federais. São eles:
- Alexandre Padilha (SP)
- Gleisi Hoffmann (PR)
- Henrique Fontana (RS)
- Paulo Pimenta (RS)
- Zé Ricardo (AM)
- Enio Verri (PR)
- José Guimarães (CE)
- Helder Salomão (ES)
- Vander Loubet (MS)
- Rosa Neide (MT)
- Bohn Gass (RS)
- Frei Anastácio (PB)
- Carlos Veras (PE)
- Zé Neto (BA)
Os petistas também marcam presença nos outros dois rankings. No de popularidade, está a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann. E, no de articulação, estão:
- Alexandre Padilha (SP)
- Alencar Santana (SP)
- Humberto Costa (PE)
- José Guimarães (CE)
- Natália Bonavides (RN)
Redação da Agência PT