O Partido dos Trabalhadores tem 27 entre os 100 parlamentares mais influentes, dentro e fora do Congresso Nacional. Há 21 anos, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) publica a lista dos “100 Cabeças do Congresso”, sempre com destaque para a bancada petista.
Dos 63 deputados que formam a lista de 2014 do Diap, 17 são do PT. O líder do PT na Câmara deputado Vicentinho (SP) e os deputados Nelson Pellegrino (PT-BA), Henrique Fontana (PT-RS) e Cândido Vaccarezza (PT-SP) são apontados como debatedores. Categoria que reúne os congressistas com maior influência nos debates e na definição de agenda prioritária. “Com suas questões de ordem, de encaminhamento, discussão de matérias em votação, obstrução do processo deliberativo, dominam a cena e contribuem decisivamente na dinâmica do Congresso. São os parlamentares mais procurados pela imprensa”, define a pesquisa.
A categoria com mais deputados petistas é a de articulador, que reúne nomes “com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, capazes e formar uma massa de apoio à iniciativa dos grupos políticos a que pertencem e ordenar o consenso”. Segundo a publicação, Amauri Teixeira (PT-BA), Geraldo Magela(PT-DF),Odair Cunha (PT-MG),Dr Rosinha (PT-PR), Marco Maia (PT-RS), Pepe Vargas (PT-RS) e Paulo Teixeira (PT-SP) estão nessa categoria.
Já os deputados Claudio Puty (PT-PA), Fernando Ferro (PT-PE), Alessandro Molon (PT-RJ) e Carlos Zarattini (PT-SP) aparecem na categoria formuladores “O debate, a dinâmica e a agenda do Congresso são fornecidos basicamente pelos formuladores, que dão forma às idéias e interesses que circulam no Congresso. A produção legislativa, com raras exceções, é fruto do trabalho desses parlamentares”, justifica o levantamento.
Por fim, os deputados José Guimarães (PT-CE) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) completam a lista do Diap na categoria negociadores. “Os negociadores, normalmente são parlamentares experientes e respeitados por seus pares, sabedores de seus limites de concessões”, explica a publicação.
No Senado, dos 13 parlamentares petistas em exercício, 10 aparecem na publicação. O levantamento mostra ainda que A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso, em termos proporcionais, é menor que a participação da mulher noLegislativo Federal. Enquanto as mulheres representam atualmente 9% do Congresso (54, sendo 46 deputadas e oito senadoras), na elite do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), elas correspondem a 8% (quatro deputadas e quatro senadoras).
Equipe PT na Câmara com PT no Senado