O PT apresentou, no sábado (9), segundo e último dia da Conferência Eleitoral e Programa de Governo 2024 Marco Aurélio Garcia, modernos instrumentos de comunicação para que a militância e seus candidatos em todo o Brasil, nas eleições municipais de 2024, tenham condições e ferramentas gratuitas para produzir suas campanhas e fazer o debate político em pequenas, médias ou grandes cidades.
Misiara Oliveira, secretária Nacional Adjunta de Comunicação do PT e coordenadora de Comunicação do PT na Câmara, foi a coordenadora da mesa de debate que tinha como tema “Comunicação PT Nacional e Casa13 nas Eleições 2024”. Por conta da organização, Misiara anunciou a fusão dessa mesa com a da “COP 30: um olhar sobre a comunicação na Amazônia”.
Os palestrantes foram o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), secretário Nacional de Comunicação, Juan Pessoa, coordenador Nacional de Comunicação do PT, e Patrick Paraense, marqueteiro da campanha Beto Faro senador 2022.
“O novo patamar da Comunicação do PT fará com que a gente tenha outra condição de vitória nas eleições municipais de 2024”, afirmou Misiara.
Funcionamento da rede de comunicação
Jilmar Tatto iniciou a sua apresentação explicando a militantes e pré-candidatos como funciona hoje toda a rede de comunicação do PT, que envolve planejamento diário de pauta, definição do que é mais importante ao partido focar no dia, alinhamento político com ações do governo Lula, transmissão desse conteúdo para que chegue a militantes, comunicadores, parlamentares e assessorias de imprensa de deputados e senadores do PT.
O secretário explicou passo a passo como funciona o processo de discussão e comunicação da pauta diária produzida pelo PT e pelas lideranças do PT na Câmara e no Senado.
“Temos diariamente uma reunião de pauta em que se definem as matérias e conteúdos que serão produzidos no dia, os destaques dessa produção e divulgamos essas definições por meio de uma pauta resumida com as prioridades. Isso orienta o partido em todos os níveis”, afirmou.
“Pegamos o que o Lula vai fazer, vai falar durante o dia, o que o governo vai anunciar, pegamos as matérias sobre temas que serão votados na Câmara e no Senado. A partir dessa reunião de pauta, nós produzimos conteúdo e passamos para o Brasil inteiro. Fazemos isso todos os dias. Isso é o profissionalismo da comunicação do PT”, disse Jilmar Tatto.
Monitoramento das redes
O segundo item citado por ele foi o monitoramento das redes sociais, também diário. “Quando recebemos denúncia de fake news, na maioria das vezes já temos conhecimento e tomamos as medidas adequadas”, relatou.
Jilmar disse que a comunicação do PT está em todos os canais e que as ferramentas desenvolvidas são de propriedade intelectual do PT. A quarta ação de comunicação citada por Jilmar foi a criação da TV PT. Com jornalismo profissional, a cada dia produz novos programas, conteúdos e dá voz para ações e lideranças do partido e do governo Lula.
Por fim, o secretário falou sobre a inovação do PT ao entrar no Ministério das Comunicações e solicitar uma concessão para a legenda. “Se temos cerca de 30% da preferência do eleitorado, estamos falando cerca de 60 milhões de pessoas propensas a ouvir o que temos para dizer”, contou. Enquanto aguarda essa decisão, o partido investe em seu canal via satélite, o PT SAT, sintonizado pelo canal 1313.
“A gente tem que ter paciência e ouvir bastante para não errar. Se o PT é grande, é porque o PT consegue ouvir o que o povo quer realmente. Eu acho que é essa a grandeza e a diversidade do PT e com a comunicação nós tentamos ajudar para que o povo tenha mais informação sobre o que está passando na sociedade brasileira”, afirmou.
Nova Casa13
O coordenador Nacional de Comunicação, Juan Pessoa, apresentou ao vivo as ferramentas desenvolvidas pelo PT para que militantes, dirigentes, pré-candidatos e toda pessoa envolvida na campanha eleitoral do ano que vem tenha as condições e os instrumentos para fazer a disputa nos seus municípios e estruturar as suas campanhas. “Um detalhe: todos esses instrumentos nós desenvolvemos nesses últimos três anos para chegar agora preparados para a disputa municipal de 2024”, disse.
Juan apresentou aos participantes da mesa de discussão a Nova Casa13, desenvolvida inicialmente em 2020 com os legados dos governos Lula e Dilma, com gerador de conteúdos, combate às fake news, oficinas e orientações jurídicas. O endereço da plataforma é casa13.pt.org.br.
“Foi importante esse acúmulo e, graças a vocês, ao uso que toda a militância fez dessas ferramentas em 2020, que nós também fomos aprendendo a como criar uma segunda versão, uma terceira versão, uma quarta versão. Chegamos em 2022 com o time do Lula por estado, mostrando os nossos candidatos e candidatas para que a gente pudesse aumentar o número da nossa bancada da Câmara e do Senado. Tenho certeza que esses instrumentos, de alguma maneira, ajudaram a todos vocês”, afirmou.
Juan falou também sobre importância de que todos acessem e compartilhem conteúdos produzidos pelo PT. “Quem já acessou o site, quem curtiu, quem fez um compartilhamento? Isso é essencial para que cresçamos cada vez mais e levemos o projeto de transformação social do presidente Lula cada vez mais longe. A nossa informação é a verdade, sempre!”
Ao mostrar ao vivo a Nova Casa13, Juan falou sobre o conteúdo que está disponível, como o ComunicaBR, plataforma lançada no sábado (8) com dados sobre realizações do primeiro ano do Governo Lula. Como é uma ferramenta de transparência social, essas informações de monitoramento são referentes ao governo federal.
A Casa13 está estruturada em cinco ferramentas: realizações por municípios, gerador de site PT Municipal, conteúdos para baixar, oficinas digitais e combate às fake news. “É um instrumento para que vocês possam encontrar as realizações, gerar conteúdo e fazer o debate em seus municípios.”
COP 30 – Um olhar sobre a Comunicação na Amazônia
A última apresentação da mesa foi a de Patrick Paraense, responsável pelo marketing da campanha Beto Faro Senador PT-PA 2022. Militante há 26 anos do PT, ele apresentou uma análise política e de comunicação sobre os desafios impostos para Amazônia.
“A gente está vivendo um momento muito ímpar com esse governo Lula 3. Nós estamos vendo a Amazônia sendo discutida mundialmente, o Lula trouxe a Amazônia para o debate central do governo numa estratégia, inclusive, de conseguir ter um palanque mundial para restabelecer o país como protagonista do cenário mundial”, disse Patrick. “É uma estratégia inteligente, porém, que deixa um desafio, que é conseguir fazer com que a Amazônia real seja apresentada com alternativas. Esse momento também pressiona o PT a ter uma estratégia para a Amazônia.”
Patrick falou sobre o desafio de enfrentar a polarização com o bolsonarismo e como isso impõe ao PT um gargalo de comunicação. “O que nós hoje temos com esse novo momento é que a gente está discutindo aqui a COP30 com uma gama de investimentos gigantes do governo federal na Amazônia, tendo destaque para Belém ao mesmo tempo em que a gente precisa discutir também o desafio econômico. Estamos falando aqui de comunicação, estamos falando de economia”.
Ele defendeu que é preciso criar canais de diálogo com os movimentos sociais, com as lideranças políticas e, principalmente, com os atores locais.
De acordo com Patrick, Belém foi a única capital da região norte em que Lula saiu vitorioso das urnas nas eleições de 2022. “’Foi uma vitória de apenas 4.500 votos de diferença para Bolsonaro. E numa cidade que a esquerda governa. Então, como é que nós vamos conseguir fazer a disputa?”, indagou.
Patrick citou como exemplo uma experiência que está sendo feita pelo PT da Amazônia, chamada Seres e Saberes. “Eu acho que é uma iniciativa e uma forma do PT conseguir dialogar, não só com essa produção de conhecimento, mas dar voz e protagonismo para aquilo que nós estamos falando aqui, da necessidade de a Amazônia não só se apresentar e estar à frente do seu processo de transformação.”
Da Redação do PT nacional , PT Senado, PT na Câmara e FPA