O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), anunciou nesta segunda-feira (9) os nomes do partido para integrar a Comissão Especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 352/13), que trata da reforma política e eleitoral. No colegiado, composto por 34 deputados titulares e igual número de suplentes, o PT vai indicar quatro titulares e quatro suplentes.
Os titulares serão os deputados Henrique Fontana (RS), Rubens Otoni (GO), Carlos Zarattini (SP) e Moema Gramacho (BA).Serão suplentes os deputados Margarida Salomão (MG), Odorico Monteiro (CE), Padre João (MG) e Zé Carlos (MA).
O PT é contrário à PEC porque ela não enfrenta o principal problema da política brasileira: o financiamento de campanha. O deputado Henrique Fontanatem dito que a proposta institucionaliza o financiamento privado no Brasil. “A PEC é uma antirreforma política porque diz que partidos poderão financiar as campanhas eleitorais com recursos privados como quiserem”, lamenta.
A Comissão Especial poderá anexar à PEC todas as outras propostas sobre reforma política. Segundo as regras do regimento interno da Câmara, o colegiado terá até 40 sessões para apresentar e votar um parecer, que depois será votado em plenário.
Héber Carvalho com informações da Agência Câmara