O líder da Minoria no Congresso, deputado Décio Lima (PT-SC), repudiou nesta segunda-feira (5) as informações falsas exibidas no último domingo à noite (4), no programa Fantástico, que atribuiu aos governos de Lula e Dilma os altos índices de desemprego no País. Durante a matéria, um “especialista” afirmou que os 12,7 milhões de desempregados atuais são fruto de políticas equivocadas adotadas entre 2010 e 2014. Em vídeo publicado nas redes sociais, Décio desmonta a farsa da Globo ao mostrar que justamente em 2010 o PIB do Brasil alcançou o maior crescimento, ao atingir 9% no 1º trimestre, e que, em 2014, o desemprego chegou a 4,7%, o menor da história.
“O jornalismo da Globo recebe ordem para mudar a narrativa e começar a colocar a culpa no PT pela recessão econômica provocada pelo golpe parlamentar de 2016, apoiado pelas organizações Globo. Vamos ter que desenhar para explicar que os apoiadores do golpe colocaram o Brasil na pior recessão da história? Com o desemprego recorde no País, a Globo tenta tirar o corpo fora. Assumam suas responsabilidades, vocês se juntaram ao Temer, Cunha, Aécio…”, disse Décio Lima.
No vídeo produzido pelo líder da Minoria, as falsidades exibidas no programa Fantástico são desmentidas com trechos de reportagens de telejornais da própria Globo. Em 2010, por exemplo, matéria do Jornal Nacional enfatizou que a economia brasileira havia crescido 7,5% em 2009, e que a soma das riquezas do Brasil no ano (US$ 2,6 trilhões) havia ultrapassado a do Reino Unido (US$ 2,48 trilhões), fazendo do Brasil a 6ª maior economia do mundo.
Em outra reportagem de 2010, desta vez da TV Record, foi informado que o crescimento acelerado continuou naquele ano. A matéria destacou que no primeiro trimestre de 2010 o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 9% no 1º trimestre, igualando ao crescimento da China, País que mais crescia no mundo naquele momento.
Em relação a 2014, o vídeo de Décio Lima apresentou ainda trecho de duas reportagens de telejornais da Globo (Jornal Nacional e Jornal da Globo) afirmando que o Brasil fechou aquele ano com “a menor taxa de desemprego da história”, com apenas 4,8% de desempregados.
Especialista– O líder da Minoria também questionou a isenção do especialista utilizado na reportagem do Fantástico, o professor de Economia do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Sérgio Firpo. O vídeo de Décio Lima revela que Firpo “é colaborador do Banco Mundial, o mesmo que defende as Reformas Trabalhistas e da Previdência”. As duas reformas são duramente criticadas pelo PT, por movimentos sociais e sindicais.
Ao mostrar reportagem exibida pelo Jornal Nacional, no ano passado, Décio Lima revelou ainda que o mesmo especialista apoiou proposta enviada ao Brasil pelo Banco Mundial defendendo a cobrança de mensalidades em Universidades Públicas. Ao tentar justificar a ideia, Sérgio Firpo disse que os investimentos em educação são “gastos” e que precisavam ser mudados.
Veja o vídeo:
http://bit.ly/2FrRYwt
Héber Carvalho
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara