A Bancada do PT na Câmara avançou nesta terça-feira (7) na discussão sobre o seu papel na próxima legislatura (2011-2015) e sua participação na Mesa Diretora da Casa. Em encontro que reuniu a atual e a próxima bancada, foi reafirmado que o PT apresentará apenas um nome, de consenso, para disputar a Presidência da Câmara.
Na próxima terça-feira (14) os parlamentares voltam a se reunir para escolher o nome que será apresentado. Os deputados Cândido Vaccarezza (SP), atual líder do governo, Marco Maia (RS), primeiro vice-presidente da Casa, e Arlindo Chinaglia (SP), que presidiu a Câmara no biênio 2007-2008, colocaram os seus nomes à disposição para o cargo.
O deputado João Paulo Cunha (PT-SP),que presidiu a Câmara no biênio 2003-2004 e teve o seu nome lembrado para o cargo, abriu mão em nome do consenso. “Não concorrerei a esse cargo tão importante, mas estarei à disposição da bancada para contribuir com todas as tarefas coletivas e para apoiar incondicionalmente o governo da presidente Dilma Rousseff”, afirmou.
O parlamentares também apoiaram a alternância na Presidência da Câmara entre as duas maiores bancada eleitas em 3 de outubro, repetindo o acordo firmado entre PT e PMDB para atual legislatura. Pelo acordo, o PT presidirá a Casa no primeiro biênio. O PT é a maior agremiação, com 88 deputados, seguido do PMDB, com 78 deputados.
“Avançamos muito no debate e na construção de um nome da bancada. Temos maturidade para, dentro da nossa diversidade, escolher aquele que melhor representará o partido para presidir a Câmara”, afirmou o líder da bancada, deputado Fernando Ferro (PE).
Liderança – Os deputados petistas discutiram também n o processo de escolha do próximo líder da bancada. Três parlamentares se apresentaram para o cargo: os deputados Jilmar Tatto (PT-SP), José Guimarães (PT-CE) e Paulo Teixeira (PT-SP). A escolha do futuro líder também acontecerá na próxima semana, mas o eleito só assumirá a Liderança no dia 1コ de fevereiro. Até lá os trabalhos continuam sob o comando do atual líder, Fernando Ferro.
A coordenação da bancada petista tem reunião na segunda-feira à tarde na Liderança do PT. O encontro da bancada para escolha no novo líder e para a definição do nome do partido que disputará a Presidência da Câmara será na terça-feira (14), às 10h, na sede do PT, em Brasília.
Vânia Rodrigues