PT e comunidade científica pedem prioridade para votação do Código de Ciência e Tecnologia

SibaPresidencia
 
O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (PT-AC) e representantes de entidades da comunidade cientifica do país, reuniram-se nesta quinta-feira (18), com o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para pedir prioridade para a votação do projeto de lei (PL 2177/11), que institui o Código de Ciência e Tecnologia. Também acompanharam o grupo os deputados do PT Margarida Salomão (MG) e Caetano (BA), além de outros parlamentares.  
 
No encontro, articulado pelo líder petista, que também é o relator do projeto, o presidente da Câmara se comprometeu a pautar a matéria que está pronta para ir a voto. “Eu acho que tem um ambiente positivo aqui no Congresso Nacional para colaborar com o campo científico nacional”, disse Sibá.  
 
Mais cedo, o líder do PT e os parlamentares petistas participaram do seminário organizado pela Frente Parlamentar de Ciência Tecnologia, Pesquisa e Inovação que tratou do substitutivo ao PL 2177/11, elaborado pelo relator Sibá Machado. 
 
Na sua intervenção, Sibá Machado esclareceu pontos da proposta e recomendou às entidades para que façam o debate em torno do tema.
 
“O Brasil tem uma chance muito grande de se encontrar no campo da ciência para que ela (a ciência) possa ser uma grande colaboradora para o desenvolvimento da nossa economia, das condições do direito do cidadão e no crescimento individual das pessoas”. Para Sibá, o PL 2177 é um projeto de consenso. 
 
A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader disse que o texto, debatido durante quatro anos, é “claro” e contempla a comunidade científica. “Está na hora de irmos para frente para que possamos ter, realmente, o Brasil que queremos”, disse a dirigente.
 
A deputada Margarida Salomão, autora da proposta de Emenda Constitucional (PEC 290/13), que originou a Emenda Constitucional (EC 85), que criou um novo marco regulatório para os setores de ciência, tecnologia e inovação, acredita que existe um clima de convergência em torno da proposta. “Acho que convergimos para um consenso que nos permite esperar que esse assunto venha a ser votado com a máxima brevidade pela Casa, de tal modo, que a emenda constitucional 85 possa, de fato, entrar em vigor pela sua regulamentação que é o PL 2177”, considerou.
 
Substitutivo do relator – Dentre os principais pontos do substitutivo estão o aumento de 120 para 416 horas anuais do limite para professores exercerem atividades de projetos de pesquisa e extensão; introdução de novos instrumentos de fomento à pesquisa; estímulo aos ambientes promotores de inovação; compartilhamento de infraestrutura de pesquisa com empresas;  concessão de recursos diretamente ao pesquisador; liberdade para entidades de pesquisa fazerem remanejamento de recursos; prestação de contas simplificada por parte das entidades de pesquisa, a ser realizada mediante o envio eletrônico de informações. Além disso, a proposta prevê a contratação temporária nas instituições públicas, inclusive em caso de contratação de pesquisador estrangeiro. O projeto estabelece também tratamento preferencial na aquisição de bens e serviços pela administração pública para empresas que invistam em pesquisa, desenvolvimento e inovação e empresas de base tecnológica.
 
Benildes Rodrigues 

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/