PT é a maior bancada da Câmara após o fim da janela partidária

Após o fim da janela partidária, na última sexta-feira (6), prazo final para que parlamentares pudessem mudar de legenda, o Partido dos Trabalhadores consolidou-se como a maior bancada na Câmara. Nesta terça-feira (10), a bancada conta com 60, número que saltará para 61 assim que Adelmo Leão (PT-MG) assumir o mandato, o que pode ocorrer entre hoje e amanhã.  

O PT foi a sigla que mais elegeu deputados em três das últimas quatro eleições. Em 2014, foi o que mais elegeu (68), mas aparecia até há pouco como a segunda maior bancada na Câmara, atrás do MDB, porque perdeu alguns parlamentares e outros se licenciaram para atuar como secretários nos estados. No período da janela partidária, iniciado dia 8 de março, o PT perdeu os deputados Chico D’Angelo (RJ) e Givaldo Vieira (ES) e recebeu Celso Pansera (RJ).

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), destacou que o fato de a Bancada ser a maior da Câmara mostra sua “solidez política e ideológica, sem danças de cadeiras e vaivém de parlamentares.” Começou a atual legislatura como a maior bancada e termina nessa condição.

Ele observou que “o PT é um sólido eixo no campo da esquerda para a implementação de um projeto nacional e popular e à construção de um País mais justo, solidário e desenvolvido. E foi isso que, de fato, fizemos à frente do governo federal, de 2003 até o golpe de 2016 que derrubou a presidente legítima Dilma Rousseff. Atuamos unidos o tempo todo e assim vamos continuar, agora mais aguerridos ainda, para lutar contra a prisão arbitrária do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

A janela partidária – período para deputados trocaram de legenda sem correrem risco de punição – terminou no dia 6, mas os parlamentares não têm prazo para comunicar a mudança à Casa. Isso significa que o registro de filiações partidárias não foi computado de maneira completa pelo Congresso. O parlamentar pode ter oficializado a troca junto ao partido e à Justiça Eleitoral, mas não à Câmara.

Os partidos têm até 13 de abril para enviar ao TSE a lista de todos os seus filiados. Essa relação será divulgada pelo tribunal a partir do dia 18. Só então será possível saber com 100% de segurança o tamanho real e definitivo das bancadas de cada partido.

O período que permite a mudança, denominada “janela partidária”, começou no dia 8 de março. O prazo não inclui vereadores, porque não haverá eleições neste ano na esfera municipal.

PT na Câmara, com agências

Foto: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex