PT discute estratégias de comunicação para enfrentar fake news

O ministro da Secom, Sidônio Palmeira, e a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, durante a Plenária Reprodução

Nesta quinta (23), Plenária reuniu lideranças do partido para alinhar ações contra desinformação e destacar avanços da gestão do presidente Lula

Com 3.256 inscritos, entre parlamentares, assessores e dirigentes do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT,) o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e o secretário Nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, conduziram uma plenária virtual com o tema “A Estratégia de Comunicação e Enfrentamento a Fake News” na noite desta quinta-feira (23).

Tatto abriu a plenária afirmando que é preciso defender o governo Lula, o legado do PT, falar a verdade para o povo brasileiro e combater fake news.

“Essa plenária é fundamental para criarmos estratégias eficazes de defesa do nosso governo e do legado do PT, além de falarmos a verdade para o povo brasileiro e enfrentarmos as fake news. A presença de vocês mostra a relevância que este tema tem para o partido e para o país”, afirmou Tatto.

O secretário também criticou a atuação das plataformas digitais no Brasil, comparando a situação ao cenário norte-americano. “Vimos na posse de Trump o alinhamento de grandes plataformas como o Facebook. No Brasil, a realidade é semelhante. Hoje mesmo, uma audiência pública convocada pela Advocacia-Geral da União (AGU) não contou com a presença das plataformas, o que mostra a necessidade urgente de regulamentação”, pontuou.

Tatto mencionou ainda o trabalho em andamento no Congresso Nacional para estabelecer regras que garantam um ambiente digital mais justo. “O ‘vale-tudo’ nas plataformas não serve para os brasileiros. Precisamos de uma legislação que assegure a circulação de informações corretas e combata o discurso de ódio”, enfatizou.

Enfrentamento à extrema direita

Durante a plenária de comunicação do PT, a presidenta Gleisi Hoffmann saudou os participantes e reforçou a importância de unir esforços no enfrentamento político à extrema direita pela comunicação digital. “Quero saudar todos os companheiros e companheiras que atenderam ao nosso chamado, incluindo deputados estaduais, federais, senadores, vereadores e dirigentes partidários. Essa plenária é uma demonstração de nossa força e compromisso com os desafios que temos pela frente”, afirmou.

A presidenta do PT destacou que as redes sociais continuam sendo a principal arena da disputa política no Brasil e apontou a necessidade de fortalecer a presença do partido nesse espaço. “A extrema direita encontrou nas redes sociais um terreno fértil para a organização de seus ataques. Nós temos potencial, temos redes, lideranças, influenciadores e porta-vozes capazes de mobilizar pela causa que defendemos”, disse.

Após sua fala, a presidenta passou a palavra ao deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), que abordou os próximos passos da liderança do PT no Congresso Nacional e as estratégias para consolidar a comunicação partidária.

“Estamos construindo, junto com a direção do partido, uma ideia de rede que una deputados federais, senadores, deputados estaduais e vereadores de todo o Brasil. Em momentos de crise, precisamos centralizar e passar uma mensagem única”, explicou.

Leia mais: Jorge Messias reforça compromisso do governo Lula em garantir segurança digital

Reconstrução e comunicação efetiva

O ministro Sidônio Palmeira ressaltou os avanços significativos do governo Lula, como a inflação controlada, aumento do emprego, retorno da educação em tempo integral e a reativação de programas de saúde, desativados no governo Bolsonaro.

No entanto, ele destacou que ainda há uma desconexão entre a gestão e a percepção popular. “O que o governo fez é muito maior do que a percepção popular. Nosso desafio é alinhar essas áreas: política, gestão e comunicação.”

Segmentação e regionalização

O ministro da Secom enfatizou a importância de uma comunicação segmentada e regionalizada para alcançar as diferentes realidades do Brasil. “O país tem características e jeitos diversos. Precisamos dialogar com cada público e adaptar nossas mensagens às especificidades regionais. Não basta apenas grandes campanhas de TV; é essencial que ministérios e outros órgãos informem de forma prática e direta.”

Da Redação

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