O nome da Bancada do PT para disputar a Presidência da Câmara será definido nesta terça-feira. Em reunião que ocorrerá a partir da 10 h, na sede nacional do PT em Brasília, os 88 deputados eleitos vão definir o nome que disputará o cargo para comandar a Câmara no biênio 2011/12. Na mesma reunião, será escolhido o novo líder da Bancada para conduzir os trabalhos a partir de fevereiro do ano que vem.
Para a presidência da Câmara, há três deputados que se colocaram à disposição: Cândido Vaccarezza (SP), líder do governo na Câmara; Arlindo Chinaglia (SP), ex-presidente da Câmara; e Marco Maia (RS), vice-presidente da Casa. Segundo o líder Fernando Ferro (PE), até o início da reunião vai se buscar entendimento para um nome de consenso.
Segundo Fernando Ferro, se não for conseguido um nome de consenso para o cargo de presidente da Câmara, haverá votação, mas os parlamentares vão decidir se aberta ou secreta. Na reunião, nesse caso, cada um dos candidatos à Presidência da Câmara falará por dez minutos sobre sua plataforma de trabalho, e ainda haverá discurso de dois apoiadores de cada um. “Haverá segundo turno, se na primeira rodada de votação o postulante não conseguir mais de 50% dos votos”, disse o líder.
Acordo – O PT e o PMDB firmaram acordo para a alternância na presidência da Câmara entre as duas maiores bancada eleitas em 3 de outubro, assim como ocorreu nesta legislatura. Pelo acordo, o PT, que elegeu 88 deputados, presidirá a Casa no primeiro biênio (de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2013). O PMDB, com 78 deputados, ficará com a Presidência no segundo biênio ( fevereiro de 2013/ fevereiro 2015).
Tradicionalmente, preside a Câmara um deputado da maior bancada. A eleição para os demais cargo da Mesa Diretora segue o critério da proporcionalidade partidária.
Novo Líder – Na disputa para a Liderança, estão os deputados Jilmar Tatto (SP), José Guimarães (CE) e Paulo Teixeira (SP). O escolhido assumirá o cargo somente em fevereiro. Até lá, Fernando Ferro continua no comando da Bancada.
Equipe Informes