O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE) defendeu na manhã desta terça-feira (3) a votação da Proposta de Emenda Constitucional 349/01 que torna a votação aberta para todas as decisões do Congresso Nacional, inclusive para os vetos presidenciais e indicação para o cargo de procurador-geral da União.
“Fizemos uma discussão sobre o momento que a Câmara está vivendo”, contou o líder do PT, ao comentar a não cassação deputado Natan Donadon (sem partido-RO) e a questão do fim do voto secreto. “Eu apresentei e vou insistir na reunião dos líderes partidários sobre a proposta de voto aberto para tudo”, frisou o deputado Guimarães.
Para o líder do PT, a aprovação em segundo turno da PEC 339/01 é o melhor caminho para não deixar dúvidas e dar transparência total ao Congresso Nacional. “Esta é uma exigência do país e nós temos que abrir completamente o voto dos deputados”, afirmou. “Defendo transparência total, inclusive para os vetos, até para não darmos espaço para insinuações contra o PT . Queremos dar transparência às nossas ações”, concluiu.
Em nota divulgada na última quinta-feira (29) a Liderança do PT na Câmara refutou o comportamento de alguns veículos de comunicação. No afã de atacar o PT, alguns veículos fizeram insinuações e afirmações sobre o comportamento da bancada após o desastroso resultado da votação para cassar o deputado Natan Donadon, condenado a 13 anos por formação de quadrilha e peculato.
Vale lembrar que existe outra proposta em discussão, a PEC 196/12, aprovada recentemente no Senado e que está sendo analisada por uma comissão especial da Câmara. A diferença é que essa proposta acaba com o voto secreto apenas para o caso de cassação de mandato parlamentar.
Leia mais: Bancada do PT divulga nota refutando insinuações sobre caso Donadon
Jonas Tolocka
Foto: Gustavo Bezerra