PT defende Plano Nacional do Desporto e propõe criação de fundo para estimulo à prática esportiva

Líder Reginaldo Lopes recebe atletas olímpicos e paralímpicos. Foto: Gabriel Paiva

O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), em reunião com representantes da organização Atletas pelo Brasil, informou que o partido vai apresentar uma série de emendas para aprimorar o projeto de lei (PL409/22) que cria o Plano Nacional do Desporto (PND). Uma das prioridades, informou Lopes, é criar e implementar um Fundo Nacional de Esporte.

O parlamentar apontou também que a bancada defende gestão democrática do PND e entidades ligadas ao esporte; centralidade de temas como racismo, violência e assédio; promoção da superação da desigualdade do acesso ao esporte; valorização dos profissionais de educação física; estímulo à interação entre esporte, educação, cultura e saúde; e incentivo ao desenvolvimento da ciência esportiva.

Medalhistas olímpicos

Entre os atletas que participaram do encontro, estão Rodrigão (ex-jogador da seleção olímpica de vôlei), Tiago Pereira (ex-nadador olímpico), Érika Coimbra (ex-jogadora da seleção de vôlei olímpico) e Clodoaldo Silva, ex-nadador paraolímpico que se consagrou como o maior medalhista em uma única edição dos Jogos Paralímpicos, em Atenas, em 2004, conquistando sete medalhas (seis de ouro e uma de prata).

A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, luta por avanços sociais no País.

A entidade tem trabalhado em prol da aprovação do Plano Nacional do Desporto, sistema essencial para consolidar uma efetiva política pública para o Esporte brasileiro. Em documento entregue a Reginaldo Lopes, a organização assinala que há ainda muito o que fazer para garantir o acesso e estimular a prática esportiva, da infância à fase adulta, para os mais de 200 milhões de brasileiros.

No caso específico do PND, a entidade frisa que para ser efetivo precisa de dotação orçamentária, com atribuições claras dos papeis dos governos federal, estaduais e municipais.

A urgência para a votação do PL foi votada no dia 18 de abril passado. Há possibilidade de que seja colocado em pauta próxima semana que vem, para votar o mérito. O relator do PL é o deputado Afonso Hamm (PP-RS).

 

PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo