PT defende Plano Nacional do Desporto e propõe criação de fundo para estimulo à prática esportiva

Líder Reginaldo Lopes recebe atletas olímpicos e paralímpicos. Foto: Gabriel Paiva

O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), em reunião com representantes da organização Atletas pelo Brasil, informou que o partido vai apresentar uma série de emendas para aprimorar o projeto de lei (PL409/22) que cria o Plano Nacional do Desporto (PND). Uma das prioridades, informou Lopes, é criar e implementar um Fundo Nacional de Esporte.

O parlamentar apontou também que a bancada defende gestão democrática do PND e entidades ligadas ao esporte; centralidade de temas como racismo, violência e assédio; promoção da superação da desigualdade do acesso ao esporte; valorização dos profissionais de educação física; estímulo à interação entre esporte, educação, cultura e saúde; e incentivo ao desenvolvimento da ciência esportiva.

Medalhistas olímpicos

Entre os atletas que participaram do encontro, estão Rodrigão (ex-jogador da seleção olímpica de vôlei), Tiago Pereira (ex-nadador olímpico), Érika Coimbra (ex-jogadora da seleção de vôlei olímpico) e Clodoaldo Silva, ex-nadador paraolímpico que se consagrou como o maior medalhista em uma única edição dos Jogos Paralímpicos, em Atenas, em 2004, conquistando sete medalhas (seis de ouro e uma de prata).

A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, luta por avanços sociais no País.

A entidade tem trabalhado em prol da aprovação do Plano Nacional do Desporto, sistema essencial para consolidar uma efetiva política pública para o Esporte brasileiro. Em documento entregue a Reginaldo Lopes, a organização assinala que há ainda muito o que fazer para garantir o acesso e estimular a prática esportiva, da infância à fase adulta, para os mais de 200 milhões de brasileiros.

No caso específico do PND, a entidade frisa que para ser efetivo precisa de dotação orçamentária, com atribuições claras dos papeis dos governos federal, estaduais e municipais.

A urgência para a votação do PL foi votada no dia 18 de abril passado. Há possibilidade de que seja colocado em pauta próxima semana que vem, para votar o mérito. O relator do PL é o deputado Afonso Hamm (PP-RS).

 

PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também