A Secretaria de Relações Internacionais do PT realiza de 11 a 13 de junho um seminário sobre a África. O evento será na sede do PT em Brasília (SCS, quadra 2, bloco C, no. 256, edifício Toufic). Segundo a secretária de Relações Internacionais do PT, deputada Iriny Lopes (PT-ES), o seminário tem como objetivo ampliar a compreensão histórica, sociológica e política sobre o continente africano, visando o fortalecimento das relações do partido com os partidos políticos e movimentos sociais do continente. Ela lembra que tal iniciativa consta no documento sobre a política internacional do PT apresentado ao IV Congresso.
O seminário é aberto aos militantes do partido, e para se inscrever os interessados devem mandar uma mensagem para [email protected], com os seguintes dados: nome completo, contatos (correio eletrônico e telefones), cargo no partido ou cargo e organização em que trabalha e número da filiação.
Confira a programação, que está sujeita a alterações:
O Continente Africano
Dia 11 de junho de 2010, sexta-feira, das 18h00 às 22h00.
Dias 12 e 13 de junho de 2010, sábado e domingo, curso com aulas expositivas.
Horário: manhã (09:00 às 12:00); tarde (14:00 às 18:00); noite (19h00 às 21h00)
Horários sujeitos a alteração
O seminário tem como objetivos:
1) debater a primeira versão do plano de trabalho da SRI na África, a partir de uma proposta que será apresentada pela SRI e debatida por especialistas, dirigentes, parlamentares e militantes que atuam no governo;
2) proporcionar uma reflexão sobre o continente africano, nas dimensões da história, da sociologia, da economia e da política.
Coordenadores-professores
Beluce Bellucci e Luiz Carlos Fabbri.
Programa do Curso
1. O trabalho da SRI do PT com relação a África, bem como do governo Lula, de outras secretarias do Partido e de movimentos sociais onde o PT tem atuação
2. As macro-regiões do continente africano
Uma visão geral sobre a constituição histórica; geografia, relações; ocupação colonial; processos de independência, identidade e nacionalismo.
3. A África colonizada
Os ciclos coloniais africanos. O império informal e império formal. A partilha da África. Os processos da administração colonial. A administração indireta e a administração direta. As colônias de povoamento e as de exploração. Exploração e desenvolvimento colonial. O declínio colonial e as lutas de libertação.
4. A África independente
O mundo da guerra fria; o grupo de Casablanca e o grupo de Monrovia; o processo de descolonização; luta política e luta armada; os problemas pós-independência; as opções capitalista e socialista; os modelos econômicos.
5. A África num mundo capitalista em crise
A crise dos anos 80/90; o programa de ajustamento estrutural; a crise da ajuda; a luta contra o apartheid; a guerra e a paz em Angola; organizações continentais e organizações regionais; movimentos sociais e lutas políticas; as perspectivas para o século XXI.
Portal do PT