Os 30 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) comemorados nesta quarta-feira (10), foram lembrados por vários deputados do PT. Os parlamentares avaliam que o partido deu ao Brasil um modelo competente de gestão administrativa, política e partidária.
Abaixo algumas avaliações de deputados da bancada do PT na Câmara sobre os 30 anos do PT:
Henrique Fontana (RS) – O PT construiu uma história muito peculiar e especial de construção de mudanças na sociedade brasileira que deu voz a aqueles que pouco ou nunca tiveram voz. Num balanço de erros e acertos, como qualquer agremiação, o nosso é um balanço vitorioso e muito importante para a história brasileira. Nós queremos continuar exercendo esse papel, lutando por um país cada vez melhor.
José Aírton Cirillo (CE) – O PT contribuiu positivamente com o país. Exerceu o papel fundamental de defesa das ações dos movimentos popular e sindical. São muitas vitórias e conquistas daqueles que mais precisam. O PT é, sobretudo, um alicerce forte da construção e fortalecimento da democracia no Brasil.
Paulo Rocha (PA) – O PT é um partido que se preocupou em organizar o povo, a sociedade, setores do movimento social, da luta política. Ao governar, o PT fez diferente. Não só abriu a possibilidade da participação popular, como colocou na agenda de prioridade as políticas públicas que deram cidadania a grande parcela da população, antes excluída. A inclusão social – o governar para todos – é uma das grandes marcas do nosso partido e do nosso Governo.
Cida Diogo (RJ) – O PT contribuiu para escrever uma nova história do nosso país. A partir da fundação do PT, com certeza, mudou muito a concepção de país. Nós só temos que ter orgulho desse partido e defendê-lo cada vez mais e fazer com que ele continue nessa trilha que foi traçada, de resgatar a dignidade do povo brasileiro.
Janete Rocha Pietá (SP) – O PT colaborou muito com democracia do país. A campanha pelas eleições diretas é um dos grandes exemplos. O PT articula não só movimentos sociais, sindical, popular e a intelectualidade, mas tem um compromisso histórico com a transformação social. As grandes mudanças promovidas pelo governo do presidente Lula são motivo de orgulho, não só para o PT, mas de toda a população brasileira.
Paulo Teixeira (SP) – O PT contribuiu decisivamente para uma mudança no Brasil no sentido de retomar o desenvolvimento, a distribuição de renda e a entrada de novos segmentos na vida social, política e econômica. O PT é um partido que tem tido um papel decisivo na construção da cidadania. Portanto, o PT é um partido que é a marca da mudança no Brasil.
Antônio Carlos Biscaia (RJ) – O PT cresceu progressivamente, lutando pela cidadania plena, pela alteração política e social em nosso país. Não tenho dúvidas de que o reconhecimento da sociedade brasileira é o de que o partido é o que melhor representa o povo. O PT alcançou seus objetivos que motivaram a sua fundação há 30 anos atrás.
Paulo Pimenta (RS) – O PT se constituiu em uma ferramenta de transformação da sociedade brasileira. As mudanças estruturais que os governos do PT promoveram são referenciais, e não só para o Brasil. Em qualquer lugar do mundo onde existe um grupo de pessoas que se diz humanista, socialista, revolucionário tem hoje o PT como referência. Isto é profundo orgulho para todos nós.
Iran Barbosa (SE) – Na origem, o nosso partido surgiu com o anúncio da esperança. O grande significado que o PT traz para a história do nosso país é a esperança de nós termos um modelo de política mais centrado naquilo que interessa ao conjunto da população. O partido tem uma história muito bonita, uma história reconhecida dentro da América Latina e no mundo.
Fernando Marroni (RS) – A história contemporânea do Brasil se confunde com a história do PT. Trabalhadores no poder. Essa era a nossa palavra de ordem. Nós provamos que podíamos fazer mais pelo povo brasileiro e queremos dar continuidade a esse projeto nos próximo 30 anos.
Geraldo Simões (BA) – O PT é um instrumento importante para o povo trabalhador, para os movimentos sociais. Os humildes que não tinham voz e nem vez formaram um partido, há 30 anos, ganharam eleições e hoje têm um presidente que promove mudanças extraordinárias no Brasil .
Benildes Rodrigues