Prestes a completar 31 anos de existência no próximo dia 10, o Partido dos Trabalhadores (PT) conta hoje com 1.419.277 filiados. Para comemorar a data, o partido realizará ato político na quinta-feira com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será homenageado. Também estarão no evento ministros, governadores, parlamentares, membros do diretório nacional, além de lideranças de todo o país. Durante a solenidade a direção nacional do PT restituirá ao ex-presidente Lula o cargo de presidente de honra do partido.
Organizado no início da década de 80 por sindicalistas, intelectuais, estudantes, líderes de movimentos sociais e de trabalhadores rurais, além de parlamentares de esquerda, o PT foi criado para dar voz às lutas reivindicatórias dos trabalhadores por melhores condições de vida e lutar pelo restabelecimento da democracia no Brasil.
Após 31 anos de vida, o PT está à frente do comando do país pela terceira vez – dois mandatos do ex-presidente Lula e, agora, com Dilma Rousseff. O partido governa cinco estados (Acre, Bahia, Distrito Federal, Sergipe, Rio Grande do Sul) e 560 municípios. No legislativo federal, o partido tem a maior bancada na Câmara, 89 deputados eleitos, e detém a segunda bancada no Senado, com 14 senadores. Conta ainda com 149 deputados estaduais e 4.166 vereadores.
Organizado em aproximadamente 4 mil diretórios municipais e com mil comissões executivas provisórias, o partido tem 60 mil dirigentes distribuídos por todo o país.
O evento de comemoração do aniversário do PT será realizado na quinta-feira (10), às 15h, no Teatro dos Bancários, Asa Sul, em Brasília.
Em virtude do espaço restrito do local, com capacidade para 400 pessoas, só poderão participar do ato pessoas previamente cadastradas pelo Diretório Nacional.
Heber Carvalho, com informações da assessoria de comunicação do DN/PT