PT amplia transparência na Comissão de Orçamento

gilmar_vignatti_pimentelUma das principais comissões do Congresso Nacional,  a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização aprovou, sob a presidência do PT, uma série de modificações que alteraram a composição e o funcionamento da comissão e deram mais transparência no conhecimento do gasto público.

A Comissão Mista de Orçamento é responsável por examinar e votar planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na Constituição, votar o Orçamento da União, e acompanhar, alterar e fiscalizar as contas apresentadas anualmente pela Presidência da República.

Nos últimos anos, algumas ações ampliaram a eficácia do critério de utilização dos recursos. Uma delas foi a aprovação da Resolução do Congresso Nacional 01/06, que alterou a composição e o funcionamento da comissão e modificou várias regras para a elaboração e tramitação do Orçamento Geral da União. A resolução foi aprovada no final de 2006 e entrou em vigor em 2007.

A Resolução 01 determinou, por exemplo, a proibição da apresentação de emenda de bancada genérica, que pudesse ser desmembrada. Conhecida como “rachadinha”, essa emenda atendia vários parlamentares de uma só vez. Com a mudança, as emendas precisam identificar de forma precisa a ação ou obra a que se destinam. A resolução determina ainda que a emenda só possa beneficiar um único município.

O líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), que presidiu a comissão em 2006, destacou outras ações inovadoras aprovadas pela comissão, como o aumento da transparência nos repasses de verbas da União e no acompanhamento da execução do Orçamento. “Introduzimos alterações que são a marca do PT: o debate, orçamento participativo, o envolvimento da sociedade. Quanto mais a sociedade se envolver nesse processo, melhor. O objetivo é aproximar a população da discussão sobre as prioridades de investimentos e tornar o processo de Orçamento mais transparente”, afirmou.

A Resolução 01 determinou, também, que emendas individuais que destinem recursos para entidades privadas estejam sujeitas a maior grau de controle de admissibilidade, e que devam atender às disposições da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), estipular as metas que a entidade deverá cumprir (compatíveis com o valor da emenda) e identificar a entidade beneficiada, seu endereço e o nome dos responsáveis.

No caso de emendas de bancadas, a regra permite de 15 a 20 emendas de apropriação (aquelas cujo acréscimo de despesa não é vinculado necessariamente ao cancelamento de outra), conforme a bancada, além de três emendas de remanejamento – que deverão ter como fonte de recursos cortes na programação original de despesas e não a reestimativa de receitas. Além disso, a proposta de emenda deve ter valores e obras especificados. Já as comissões temáticas somente podem apresentar emenda ao Orçamento de acordo com suas competências regimentais. Não é permitido, nesse caso, a destinação de recursos a entidades privadas, a menos que estejam contempladas no projeto de lei.

Transparência – Também por iniciativa do PT , em 2006, os municípios brasileiros começaram a receber informações sobre os recursos federais repassados às prefeituras. O acesso aos dados foi aberto a promotorias públicas e câmaras de vereadores.

Além de ampliar a participação social na elaboração e acompanhamento do orçamento público, foram introduzidas outras medidas para dar mais transparência à elaboração e à execução orçamentária. Entre elas, a criação do Comitê Permanente de Acompanhamento e Fiscalização da Execução Orçamentária, da Comissão Permanente de Acompanhamento de Obras Irregulares e Inacabadas, além da realização de debates pelo País sobre a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Orçamento Geral da União.

Conferências – Outra inovação foi a democratização do processo de discussão das matérias orçamentárias, com a realização de conferências em todas as regiões do país para ampliar a participação popular na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual. Várias reuniões foram feitas com a presença do relator do PPA 2008/2011, deputado Cláudio Vignatti (PT-SC), e do relator-geral do Orçamento da União para 2008, José Pimentel (PT-CE). Para Vignatti, “o conhecimento do Orçamento da União por parte da população permite mais conhecimento no acompanhamento da aplicação do dinheiro público e mais condições de cobrar resultados”, afirmou.

O Plano Plurianual contém todos os investimentos que o governo fará no período de quatro anos. Inclui valores destinados ao setor produtivo (incluindo agricultura), área social (incluindo educação e saúde) e infra-estrutura. Os orçamentos que serão aprovados precisam ser compatíveis com as diretrizes determinadas pelo PPA.

Segundo o deputado Gilmar Machado, o Orçamento de 2011 prevê negociação para proporcionar um aumento extra ao salário mínimo. Os novos valores terão de estar acertados até 31 de dezembro para que o novo mínimo entre em vigor em 1º de janeiro. “Vamos cumprir o acordo de uma política permanente de valorização do salário mínimo”, destacou.

Encaminhado no final de agosto ao Congresso, o projeto de lei para o Orçamento da União de 2011 prevê o salário mínimo em R$ 538,15 . O mínimo atual é de R$ 510. A regra prevê um reajuste real para o salário mínimo correspondente ao crescimento real do PIB de dois exercícios anteriores. No entanto, como em 2009 não houve crescimento do PIB, mas variação negativa (-0,20%), o reajuste foi calculado pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) previsto para 2010.

Gabriela Mascarenhas, com agências

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100