PT aciona STF, PGR, TCU e CVM contra acordo lesivo ao Brasil firmado pela Lava Jato

O misterioso acordo firmado entre a Força-Tarefa da Lava Jato com o governo dos Estados Unidos e a Petrobras, para a criação de uma fundação privada destinada a gerir US$ 2,5 bilhões oriundos de multa da estatal foi denunciado nesta terça-feira (12) em quatro ações protocoladas pelo PT, PDT e as bancadas do PT na Câmara e no Senado.

As ações, protocoladas no Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal de Contas da União (TCU), Procuradoria-Geral da República (PGR) e na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pedem diferentes providências, inclusive a anulação do acordo, já que a Força-Tarefa da Lava Jato cometeu várias irregularidades.

Campanha de Moro

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) denunciou que os procuradores de Curitiba, comandados por Daltan Dallagnol, querem usar o dinheiro com fins políticos, para financiar a campanha presidencial do ex-juiz Sérgio Moro que agora virou político e ocupa cargo de ministro do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro. “Esse dinheiro tem que ser devolvido o mais rápido possível aos cofres públicos, para ser investido em saúde, educação e segurança”, recomendou Teixeira.

Uma Arguição Direta de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi protocolada pelo PT e o PDT no STF, assinada pela presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) e o presidente do PDT, Carlos Lupi.

A ação aponta inconstitucionalidade na atuação do Ministério Público no acordo firmado com os EUA e a Petrobras e na busca de forma ilegal de uso de recursos obtidos. Os dois partidos observam que cabe à União a destinação de valores referentes a restituições, multas e sanções análogas, não cabendo a eleição de critério discricionário pelo Ministério Público para tal finalidade.

Direitos de acionistas da Petrobras

Já as bancadas do PT na Câmara e no Senado, junto com o Pros, pediram ao TCU para que sejam analisados os atos lesivos ao Erário, em função da atuação ilegal da Lava Jato, e afirmam que o acordo deve ser anulado. Em outra ação, as duas bancadas pedem para a Comissão de Valores Mobiliários analisar os direitos dos acionistas da Petrobras e a comunicação dos atos praticados junto às autoridades dos EUA e MPF para a finalização do acordo.

Os deputados e senadores pedem à CVM que instaure procedimento investigatório, com vistas a apurar todas as circunstâncias dos fatos, e indagam também se a entidade foi comunicada em algum momento sobre as tratativas da Força-Tarefa da Lava Jato com o governo dos EUA e a Petrobras. Se houve participação da CVM, os parlamentares pedem as atas e a relação dos participantes das reuniões.

Ilegalidades do MPF

Na quarta ação, as bancadas do PT na Câmara e no Senado pedem à PGR informações relativas não só ao acordo específico do MP, EUA e Petrobras, mas também sobre a existência de outras negociações análogas no âmbito do MPF. Os parlamentares lembram que o MPF cometeu inúmeras irregularidades ao firmar o acordo.

No documento, as bancadas observam que não cabe ao MP ou a seus integrantes se proclamarem “paladinos da ética e da moralidade e, a esse propósito, sem qualquer controle do Estado (já que é o próprio Ministério Público que fiscaliza as fundações) acessar recursos públicos da sociedade brasileira, para permitir, ao fim e ao cabo, que seus integrantes possam custear, o que certamente acontecerá, palestras, viagens, seminários etc, em prejuízo até mesmo das suas próprias funções públicas”.

Os deputados e deputadas do PT que assinaram os documentos são: Paulo Pimenta (RS), líder da bancada na Câmara, Gleisi Hoffmann, Afonso Florence (BA), Alencar Santana Braga (SP), Arlindo Chinaglia (SP), Nelson Pellegrino (BA) e Paulo Teixeira. Os senadores petistas que firmaram as ações são: Humberto Costa (PE), líder do partido no Senado, Jaques Wagner (BA), Jean Paul Terra Prates (RN),  Paulo Paim (RS),  Paulo Rocha (PA) e Rogério Carvalho (SE). A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) também assinou o documento protocolado no TCU.

PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100