O PT completa 30 anos nesta quarta-feira (10). Para o líder do partido na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), que participou da sua fundação, o PT chega à maturidade acumulando vitórias importantes, transformando e revolucionando o país institucional e politicamente e, por isso, deve ser reverenciado. “Este é um momento para se comemorar. Não é qualquer partido que em 30 anos promove transformações de maneira ampla e profunda como as que o PT está promovendo no Brasil.
O PT foi o primeiro partido a colocar camponeses e operários em postos de comando na política brasileira”, ressalta.
Para Fernando Ferro, é motivo de orgulho e alegria ter participado da fundação de um partido como o PT e ter contribuído na formulação de um projeto transformador, que segundo ele, constitui-se no “patrimônio da democracia no Brasil”. Ferro lembra que foi o PT um dos principais responsáveis pela cultura de mudanças promovidas no Brasil e na América Latina.
De acordo com o líder, o PT vai revolucionar a política brasileira “ao incorporar no seu comando, uma mulher”, disse, referindo-se à pré-candidata do PT nas eleições presidenciais, Dilma Rousseff. Para ele, esse é o traço do caráter transformador e democrático do Partido dos Trabalhadores.
O atual presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), deixa a presidência do PT na próxima quarta-feira, ocasião em que ocorre a posse formal dos novos dirigentes. Nesse mesmo dia, Berzoini fará um discurso de despedida em homenagem ao aniversário do partido, no plenário da Câmara. Substituirá Berzoini na direção do PT o ex-sendor José Eduardo Dutra.
Benildes Rodrigues