O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse, em Nova York (EUA), que o próximo desafio do Brasil é aumentar a produtividade eliminando os gargalos da economia para que o país possa crescer de modo sustentável. “Por essa razão, é importante manter o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com foco em infraestrutura, como energia e transporte, bem como no capital humano, com indispensável melhoria na educação”, disse.
Meirelles discursou nesta quinta-feira após receber o prêmio “Personalidade do Ano” de 2010 em jantar de gala no hotel Waldorf Astoria, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-EUA. É a primeira vez, nas quatro décadas da premiação, que um presidente do Banco Central é homenageado.
O presidente do BC voltou a mencionar como o Brasil conseguiu passar no teste da mais recente crise global, o que mostrou o novo poder econômico do país, ao contrário do que ocorria em outras crises. Segundo ele, o crescimento do país está hoje baseado em emprego e renda, expansão do crédito e aumento da produção. “Todos esses avanços são resultados dos esforços feitos para atacar as principais vulnerabilidades da nossa economia”.
Equipe Informes com Agências