ProUni abre inscrições para mais de 60 mil vagas

22-04-10-biffi-D2O Mistério da Educação abriu nesta terça-feira (15) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). São oferecidas 60.488 bolsas, sendo 39.113 de custeio integral e 21.375 que custeiam 50% da mensalidade. As bolsas serão ofertadas através de 1.225 instituições de ensino superior de todo o país.

Podem concorrer à bolsa integral candidatos com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 765). À bolsa parcial podem se candidatar aqueles cuja renda familiar mensal por pessoa não seja superior a três salários mínimos (R$ 1.530). As inscrições seguem até o próximo sábado (19).

O deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS) destacou o impacto do programa na formação superior dos jovens brasileiros e alertou os estudantes que cumprem os pré-requisitos do programa para que não deixem de participar da seleção. “O ProUni é uma das maiores alavancas para permitir que jovens de baixa renda ingressem no ensino superior privado. Com o ProUni, o FIES (Financiamento Estudantil) e o programa de expansão das Universidades Federais do país, o governo Lula impulsionou a formação superior no Brasil com inclusão social”, disse Biffi.

Inscrições – O processo seletivo será feito em uma única etapa, com seis chamadas subsequentes, e os interessados em participar da seleção deverão se inscrever exclusivamente pela internet, no endereço http://www.mec.gov.br/. Para concorrer a uma bolsa, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio particular como bolsista; ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado, no mínimo, 400 pontos na média das cinco provas. O candidato poderá fazer até três opções de curso e instituição.

Também podem se inscrever professores da rede pública de ensino básico interessados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Para esses candidatos não se aplica o critério da renda.

Equipe Informes com agências

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também