Prouni abre inscrições com oferta recorde de bolsas para 2015

ProUnioferta

O Programa Universidade para Todos (Prouni) disponibiliza, de hoje (26) até quinta-feira (29), um total de 213.113 bolsas de estudo em universidades privadas de todo o País. O número representa a maior oferta de bolsas do Prouni desde que o programa foi criado, há dez anos. Além disso, o programa registra um aumento de 20% na oferta de vagas em relação a 2014.

Para se inscrever, os estudantes remanescentes de escolas públicas ou bolsistas integrais da rede privada devem acessar a página do Prouni na internet. A divulgação dos resultados acontecerá em duas chamadas. A primeira delas no dia 2 de fevereiro e a segunda no dia 19 de fevereiro. Atualmente, o programa beneficia mais de 562 mil jovens brasileiros de baixa renda com bolsas integrais ou de 50% em universidades privadas de todo o Brasil.

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Enem de 2014 e ter obtido uma nota mínima de 450 pontos na prova. Além disso, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação. Para concorrer à bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, enquanto para as bolsas parciais a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por cada integrante da família.

Segundo o diretor de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação, Dilvo Ristoff, o Prouni tem promovido a democratização do ensino superior brasileiro nos últimos anos, por meio da inserção de estudantes de baixa renda, negros e pardos. De acordo com o diretor, mesmo cursos altamente competitivos, como Medicina e Engenharia, possuem hoje um perfil muito mais coerente com a composição da sociedade brasileira.

De acordo com o MEC, as mulheres ocupam hoje 52% das vagas do Prouni, enquanto 48% dos beneficiados são do sexo masculino. Negros, pardos e indígenas representam 49,9% dos bolsistas, enquanto 46,6% se autodeclararam brancos, 1,8% de origem asiática e 1,8 % não informaram sua raça.

Para Dilvo Ristoff, o Prouni possui também três ingredientes fundamentais para o sucesso de uma política pública: é altamente inclusivo, possui baixo custo – no último ano, a renúncia fiscal concedida pelo Governo às universidades privadas ficou em torno de R$ 600 milhões – além de contribuir para a elevação da qualidade do ensino superior privado brasileiro.

O Programa

Segundo dados do Ministério da Educação, ao longo dos últimos 10 anos o Prouni concedeu 1,5 milhão de bolsas de estudos para estudantes carentes de todo o País. Nesse período, o programa formou mais de 430 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento. O número equivale a quatro gerações de formandos de todas as universidades federais brasileiras, que formam cerca de 105 mil estudantes por ano.

Blog do Planalto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100