Propostas do PT para o Brasil sair da crise econômica e social

Em artigo, o Líder da bancada do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), discorre sobre as propostas para a saída da crise econômica, das Bancadas do PT na Câmara e no Senado, apresentadas na segunda-feira (24) durante o seminário “Estratégias para a Economia Brasileira – Desenvolvimento, Soberania e Inclusão”, em Brasília, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  “Nossas propostas vão na contramão das medidas ortodoxas de Michel Temer e Henrique Meirelles, que jogam o Brasil num atoleiro e lançam condições para uma convulsão social no País”, diz o Líder na Câmara . Leia a íntegra:

Propostas do PT para o Brasil sair da crise econômica e social

Diante da quadro catastrófico da economia brasileira – desemprego recorde e sem qualquer perspectiva de melhora, com uma recessão histórica agravada por medidas como a entrega de riquezas nacionais a grupos estrangeiros a preço de banana e o desmantelamento do Estado nacional — as Bancadas do PT na Câmara e no Senado apresentaram nesta segunda-feira (24) um conjunto de propostas para tirar o País da crise.

O trabalho foi apresentado durante o seminário “Estratégias para a Economia Brasileira – Desenvolvimento, Soberania e Inclusão”, em Brasília, com a presença do ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva, governadores do PT, parlamentares e especialistas em economia. Nossas propostas vão na contramão das medidas ortodoxas de Michel Temer e Henrique Meirelles, que jogam o Brasil num atoleiro e lançam condições para uma convulsão social no País.

As Bancadas do PT na Câmara e no Senado entendem que, para o Brasil sair do atoleiro, é necessário adotar um conjunto de medidas que ampliem os investimentos públicos em setores estratégicos, além de manter os direitos da população nos campos trabalhista e previdenciário.

São seis os eixos centrais de nossa proposta: 1) defender os direitos e as conquistas sociais e econômicas da população; 2) fortalecer as empresas brasileiras; 3)recuperar a capacidade de investimento do Estado; 4) retomar os investimentos em infraestrutura; 5) recuperar o papel da Petrobras; 6) aplicar uma nova política monetária, com redução dos juros.

O Brasil precisa estimular a reindustrialização, com incentivo ao desenvolvimento tecnológico e a adoção de uma política cambial que permita impulsionar nossas exportações e, consequentemente, o crescimento econômico. É preciso alterar a taxa de juros — hoje, uma das mais altas do mundo — e colocar de novo o BNDES como banco de fomento, impulsionador da economia brasileira e que não deixou de ter rentabilidade altíssima ao longo dos últimos anos.

Só conseguiremos recuperar a renda e o emprego e nossa capacidade de crescimento sustentado colocando dinheiro nas mãos dos mais pobres e dos trabalhadores, ajudando a recuperação das empresas brasileiras e de seus sistemas produtivos, investindo nos serviços públicos essenciais para o povo e recuperando a capacidade de investimento do Estado.

Na área social temos, entre outras coisas, que ampliar programa Minha Casa Minha Vida para habitação popular (Faixa 1), garantir aumento real do salário mínimo e ampliar os investimentos em educação e saúde públicas, revogando a PEC 95/2016, que inviabiliza o aumento dos recursos destinados a essas áreas.

Precisamos retomar o papel estratégico do Banco do Brasil e da CEF, aumentar o comércio Sul-Sul, principalmente no âmbito do BRICS; apoiar os setores de alta tecnologia e defesa. O País precisa estabelecer um regime fiscal para o desenvolvimento econômico, combater a sonegação e recuperar a dívida ativa, e aumentar as receitas públicas por meio de tributação progressiva.

Um ponto essencial é investir em infraestrutura, começando pela recuperação das empresas de construção civil e a expansão da produção de energia elétrica focada em energias renováveis. Propormos criar também o Fundo Nacional de Desenvolvimento e Emprego.

A Petrobras tem papel estratégico e precisa ser salva, impedindo-se e revertendo-se  sua fragmentação, destruição e privatização, como tem feito o atual governo. Ainda no âmbito da estatal, é preciso reestabelecer os planos de investimento, concluir as obras paradas, especialmente plataformas e refinarias. Outro desafio é fortalecer a política de conteúdo nacional e regional e de compras da Petrobras.

Assim como nos tem demonstrado a experiência de Portugal e diversos analistas, não é o “austericídio” que garante o crescimento da economia.  O PT já governou o Brasil e sabe como gerar emprego e renda. Por isso, nossas bancadas, na Câmara e no Senado, apresentam propostas objetivas como contribuição para tirar o País da crise econômica e social.

Precisamos é de estímulo à produção — e não o contrário, como vem fazendo o governo Temer — para a construção de um projeto de longo prazo para o País. Com respeito à soberania nacional e inclusão social.

 

Artigo publicado originalmente no Blog do Noblat

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100