Proposta do Brasil para acabar com a fome no mundo é aclamada no G20

A meta da Aliança é reunir esforços para erradicar a fome e a pobreza até 2030, cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Foto: Roberta Aline (MDS)

Os líderes do G20 – grupo das maiores economias do mundo – aprovaram, por aclamação, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, nesta quarta-feira (24), uma das bandeiras mais importantes do Brasil na presidência rotativa do bloco. Responsável central pelo acordo político que viabilizou a iniciativa, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), esclareceu como foi estruturada a Aliança.

A força-tarefa do G20 trabalhou com afinco nos últimos seis meses para construir uma proposta concreta, inovadora e potencialmente transformadora, focada em trazer apoio político, financeiro e de conhecimento para a implementação de políticas públicas de Estado voltadas aos mais pobres e vulneráveis”, pontuou Dias, que foi muito aplaudido ao ler o relatório que embasou a proposta brasileira.

Leia maisEm um ano, insegurança alimentar severa cai 85% no país

O Brasil se dispôs a arcar com metade dos custos de manutenção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ela terá estrutura operacional enxuta, com apenas dois endereços fixos: um no Brasil, o autor da proposta, e outro em Roma, sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Na adesão, os membros precisam apresentar a Declaração de Compromisso, que pode ser adaptada aos interesses e condições de cada novo integrante. Enquanto Brasil e Bangladesh foram os dois primeiros países a se comprometerem com a Aliança Global, o Banco Mundial e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) manifestaram apoio formal a ela.

A iniciativa do Brasil aprovada pelo G20 está aberta a governos, organizações internacionais, instituições de conhecimento, fundos, bancos de desenvolvimento, instituições filantrópicas e também à iniciativa privada.

Agenda 2030

A meta da Aliança é reunir esforços para erradicar a fome e a pobreza até 2030, os dois primeiros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) formalmente aceitos pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). O diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, elogiou a preocupação do Brasil, na presidência do G20, com a questão das desigualdades socioeconômicas.

“A Aliança Global vai ser chave para trazer o conhecimento e a especialização a outras partes do mundo. A Aliança levará implementação de políticas públicas a nível global para erradicar a fome e a pobreza”, exaltou. “O Brasil fez um progresso formidável.”

Assim como Dongyu, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também lamentou o cenário da fome no mundo apresentado pela ONU em relatório divulgado na quarta. Na avaliação do chanceler brasileiro, a Aliança Global é um “projeto ambicioso” de resposta a esse quadro internacional.

“É particularmente verdadeiro para mulheres e meninas, povos indígenas, afrodescendentes, pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas em situação de rua, refugiados, além de tantos outros. A Aliança Global é um projeto ambicioso que representa o compromisso brasileiro com o objetivo de erradicar de uma vez por todas a fome e a pobreza”, considerou.

PTNacional, com Agência Gov

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100