Mais de 181 mil estudantes de 15 cursos, além de 2,5 mil professores, deverão ser capacitados pelo Pronatec Empreendedor ainda em 2013. Esta é a meta do programa lançado recentemente pelo Ministério da Educação durante o Encontro Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae em Brasília.
A deputada Margarida Salomão (PT-MG) elogiou a iniciativa do governo federal. Para a parlamentar, o Pronatec, que já cumpria a função de qualificação profissional de jovens, agora também dará a eles a oportunidade de produzir, ter seu próprio negócio e promover o desenvolvimento do país.
“A importância do empreendedorismo já havia sido demonstrada com a criação do Ministério das Micro e Pequena Empresas, pela presidenta Dilma Rousseff. Agora, damos um passo a mais, incluindo o tema na formação técnica. Cada vez mais damos condições para que as famílias brasileiras possam se desenvolver e, junto com elas, o país”, afirmou.
A inserção de conteúdos sobre empreendedorismo nos cursos já ofertados pelo Pronatec é o primeiro dos passos que vai garantir a obtenção da meta neste ano. Para 2014, está prevista a ampliação do serviço e a previsão é de que 1,3 milhão de estudantes sejam capacitados, assim como 5 mil professores.
Além das instituições do Sistema S, que já oferta os cursos do Pronatec, o Sebrae assinou termo de cooperação com o Ministério da Educação para a execução do programa. Criado em 2011 pelo Governo Federal, o Pronatec tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no Brasil. A meta para 2014 é oferecer 8 milhões de vagas.
Assessoria Parlamentar