Pronatec é elogiado no plenário da Câmara

Ferro_plenarioO Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) lançado pela presidenta Dilma Rousseff esta semana repercutiu no plenário da Câmara. Vários deputados elogiaram a iniciativa.

O objetivo é ampliar o caminho de acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e trabalhadores sem formação.

Em seu discurso, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) lembrou fala da presidenta Dilma “de que nenhuma das modernas economias mais desenvolvidas do planeta acontecem sem terem investido maciçamente na qualificação técnica, na qualificação profissional e no investimento nos principais centros de ensino do mundo”, disse.

O deputado Luiz Couto (PT-PB) afirmou que “é por meio da interiorização das escolas técnicas que conseguiremos formar mais técnicos de nível médio e de nível superior, capacitando-os para assumir os empregos que estão sendo gerados no País”. Para ele, a educação tecnológica é a ferramenta de que dispomos para vencer a violência e dar a oportunidade aos jovens não apenas de estudarem, mas de terem uma profissão.

O deputado Bohn Gass (PT-RS) disse que o que o Governo brasileiro está fazendo agora, com a Presidenta Dilma, já iniciado durante o governo do Presidente Lula, é, na verdade, uma rede de ensino completa neste País. O Brasil carecia de universidades de ensino superior,e foi o nosso Presidente, que não teve oportunidade de ir à universidade, que passou a oferecer para milhões de brasileiros a possibilidade do ensino superior”.

Já o deputado Waldenor Pereira (PT-BA) defendeu a instalação de dois institutos federais no interior do Estado da Bahia: nos Municípios de Caetité e Brumado.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) disse que o PRONATEC buscará ampliar o caminho de acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e trabalhadores sem formação.

Para o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) é necessário investir na educação, principalmente na qualificação técnica, especialmente no Norte e Nordeste deste País.

“O PRONATEC não é pura e simplesmente um programa de formação profissional, é um programa que busca qualificar e requalificar o trabalhador brasileiro, que busca ampliar a rede de ensino profissional neste País, inclusive através da universidade aberta das escolas técnicas”, disse.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também