Promotor que persegue Lula cometeu irregularidades, confirma CNMP

cnmp 23 02

Em julgamento que durou quase cinco horas e teve resultado unânime – 14 votos favoráveis e nenhum contrário – nesta terça-feira (23), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) considerou que o promotor Cássio Conserino, notório pela perseguição política que vem fazendo ao ex-presidente Lula, cometeu irregularidades ao abrir investigação de ofício contra Lula em vez de ter encaminhado as denúncias que recebeu à secretaria do Ministério Público de São Paulo, para que esta procedesse a distribuição do processo.

O relator do caso, relator do caso, Valter Shuenquener de Araújo, juiz federal e professor de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), criticou duramente – sem citar nomes – a postura de Conserino, que emitiu nota afrontando a decisão liminar do relator na semana passada que cancelou o depoimento de Lula e sua esposa, Marisa Letícia, no Fórum da Barra Funda, na capital paulista. ““Fiquei estarrecido por constatar que alguns agentes públicos que lutam por sua própria independência funcional não têm o mínimo cuidado de respeitar a independência funcional dos outros, e são capazes de tecer comentários extremamente agressivos, desabonadores e irresponsáveis”, afirmou Araújo.

Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), autor da reclamação contra Conserino junto ao CNMP, o processo que visa investigar a relação de Lula com um imóvel no Guarujá (SP) foi iniciado de forma irregular e está “carimbado” sob a marca da suspeição devido às declarações do promotor, que antecipou seu juízo sobre o que ele pretende investigar.

“O CNMP confirmou que essa ação não começou de forma adequada e pode ser questionada judicialmente por não respeitar o princípio do promotor natural. Além disso, as declarações precipitadas e desrespeitosas do promotor contra o ex-presidente Lula nos autorizam a questionar a sua imparcialidade. Portanto, não creio que essa ação deve prosperar”, avalia Teixeira.

O Instituto Lula emitiu nota sobre a decisão do CNMP ressaltando que Conserino desrespeitou o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) com relação à distribuição de processos e de garantia do princípio do promotor natural. Confira a íntegra da nota.

“Conserino contraria o Supremo, reconhece CNMP O Conselho Nacional do Ministério Público reconheceu que a ação do deputado Paulo Teixeira parcialmente procedente, com a abertura de reclamação disciplinar sobre as declarações do promotor Cassio Conserino a imprensa, sem prejuizo do procedimento disciplinar já aberto na Corregedoria do MP-SP.

A ação do promotor contraria entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre distribuição de processos no Ministério Público. Reconheceu também que é necessário fazer uma revisão da normas do próprio CNMP para garantir, daqui em diante,  o princípio do promotor natural, não só para Lula mas para todos os cidadãos.”

PT na Câmara

Foto: Divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100