O deputado Domingos Dutra (PT-MA) apresentou nesta semana o PL 6927/10, que transforma o Parque Nacional da Chapada das Mesas no Maranhão em Reserva Extrativista Chapada das Mesas. Segundo o parlamentar, a mudança vai “garantir a preservação ambiental do local e a permanência das populações tradicionais que vivem e trabalham na região”.
O parque foi criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2005. Situado nos municípios de Carolina, Estreito e Riachão, a área de aproximadamente 160 mil hectares é composta por vegetação de cerrado, rios, riachos, igarapés e cachoeiras. Pelo menos quatrocentas famílias moram e trabalham na região. Segundo o deputado, há mais de três séculos elas são responsáveis pela conservação do meio ambiente local.
De acordo com Domingos Dutra, a classificação da área como Parque Nacional obriga a retirada das famílias da região. “Essas famílias terão que que deixar para trás culturas, costumes e tradições expressas nas atividades produtivas, na religião, nas cantorias e outras manifestações culturais sedimentadas secularmente no modo de vida sertaneja. Acabar com a população tradicional não é justo. Como Reserva Extrativista, mantemos as famílias, e elas mantém os cuidados ao meio ambiente”, defendeu Dutra.
As famílias que moram na área são em sua grande maioria compostas por agricultores familiares e extrativistas. Através de saberes populares e conhecimentos transmitidos de geração a geração , têm garantido o desenvolvimento de atividades com a preservação da fauna, da flora e dos demais recursos naturais