Projeto sobre regularização de ativos mantidos no exterior volta à pauta e pode gerar riqueza no Brasil

Mentor Salu

O plenário da Câmara deverá votar nesta semana o projeto de lei (PL 2960/15), do Executivo, que regulariza ativos obtidos de maneira lícita, mas mantidos no exterior de forma não declarada ao fisco brasileiro. Segundo o governo, a estimativa é repatriar entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões. Na semana passada foi lido o parecer do relator, já aprovado na comissão especial presidida pelo deputado José Mentor (PT-SP).

O parlamentar petista defendeu a aprovação da proposta. “O objetivo desse projeto é oferecer a possiblidade para que as pessoas que levaram recursos para fora do Brasil possam tratar deste aspecto. E apenas está previsto no artigo 5º serem regularizados os recursos obtidos de forma lícita. É uma decisão correta do governo em reconhecer essa tese para que os recursos retornem ao País e venham a produzir riqueza, gerar postos de trabalho e promover desenvolvimento aqui no Brasil”, explicou José Mentor. Ele é autor do PL 5228/05, em tramitação na Câmara há dez anos, e que também trata sobre o tema de repatriação de recursos.

MP – Antes, o plenário da Câmara deverá discutir e votar a medida provisória (MP 688/15), que trata da compensação do déficit na geração das usinas hidrelétricas em razão da escassez de chuvas dos últimos anos. Como a MP está com prazo de tramitação vencido, tem prioridade de votação. O parecer já foi aprovado pela comissão mista e o relator-revisor no colegiado foi o deputado Givaldo Vieira (PT-ES).

Pela medida, as geradoras podem escolher se querem assumir um risco pela energia contratada a partir de 2016. Uma parte desse risco será coberta por um prêmio pago pelos geradores aos distribuidores, como um seguro, que será utilizado para reduzir a tarifa, por meio de repasses da conta de bandeiras tarifárias, cobradas dos consumidores. A outra parte será coberta por investimentos em nova capacidade para as usinas.

Comissão Geral – Na quinta-feira (12) o plenário transforma-se em comissão geral, às 11 horas, para exposição do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

Gizele Benitz

Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex