A deputada Iara Bernardi (PT-SP) promoveu um encontro entre o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e o aprendiz de deputado, Naue Bernardo Pinheiro, presidente da Câmara eleito pelos estudantes no Projeto Politeia. A realização do Politeia, do Instituto de Ciências Políticas da UnB, permitiu, em evento recente, que 140 estudantes universitários, de vários estados brasileiros, simulassem os trabalhos da Câmara. “Durante cinco dias os estudantes foram deputados aprendizes e simularam todo o funcionamento com muita perfeição”, elogiou Iara.
A deputada resolveu encampar uma das proposições legislativas trazidas pelos estudantes e vai apresenta-la nos próximos dias. A proposição, aprovada por unanimidade no Politeia, visa assegurar formação profissional e emprego aos jovens que vivem em abrigos públicos ou privados e são desabrigados ao completarem 18 anos.
A deputada classificou o evento como educativo e de “altíssimo nível”. As comissões funcionaram nos exatos moldes das comissões verdadeiras. Nesses colegiados técnicos, os deputados-aprendizes defenderam proposições de sua autoria, proferiram pareceres e votos, deliberaram e, por vezes, discutiram apaixonadamente suas ideias e ideais, utilizando todos os recursos regimentais ao seu dispor.
“Para as próximas edições, desde já sugiro que, na preparação dos alunos que participarão das simulações, sejam incluídos cursos à distância, tanto de Redação, quanto tutorial do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, CEDI, que tem acervo precioso a ser utilizado pelos participantes”, disse.
A deputada concluiu o seu pronunciamento afirmando que, como professora, vibrou com a edição de 2014 do Projeto Politeia: “Foi um exercício excelente de aprendizado cívico, intelectual e humano”. “A democracia não é dada, ela é um construída”, finalizou .
Assessoria Parlamentar com PT na Câmara