Projeto garante alimentação e financiamento a agricultores

Projeto do deputado Beto Faro (PT-PA) pretende assegurar em lei um estoque dos principais grãos que integram a dieta básica da população e viabilizar financiamento para agricultores familiares e trabalhadores rurais no programa Minha Casa Minha Vida. Segundo a proposta, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve garantir, no mínimo, 15% do volume anual de grãos consumido no país.

O PL 5.751/09 altera a Lei Agrícola para reorganizar a política agrícola atual. O texto assegura direito ao financiamento de construções ou aquisição de moradias por meio de recursos do crédito rural e do programa Minha Casa Minha Vida. “O crédito atenderia os trabalhadores que não pretendem financiar a mão de obra o que tornará esses financiamentos muito mais baratos para os agricultores familiares”, diz o parlamentar.

O texto prevê ainda a tributação compensatória para produtos agrícolas importados que sejam altamente subsidiados no País. As negociações sobre Rodada de Doha, responsável por diminuir as barreiras comerciais no setor agrícola e deveriam ter sido concluídas em 2004, ainda não foram encerradas. Pensando na preservação do mercado agrícola, o projeto “excetua os agricultores em casos de importações de produtos subsidiados pelo Brasil”.

A Lei em vigor, aprovada pelo Congresso Nacional em 1991, detém de 84 dispositivos vetados, que fizeram da época a “década perdida” para a agricultura do País. Os vetos – todos por motivação ideológica – atingiram a produção e conseqüentemente a condição de vida dos agricultores. Beto Faro explica que “não há a intenção de resgatar os dispositivos vetados, mas incluir na Lei Agrícola artigos que garantam os direitos básicos dos agricultores quanto cidadãos ativos na economia brasileira”.

Hérika Tavares

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também