Projeto do PT: piso de enfermagem vira lei e será de R$ 4.750

Foto: Alessandro Dantas

Foi sancionada nesta quinta-feira (4) a lei que estabelece o piso nacional da enfermagem, proposta pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e aprovada pelo Congresso Nacional. O valor do salário mínimo dessa categoria, agora, será de R$ 4.750, por 30 horas semanais.

O projeto de lei (PL 2.564/2020) institui o piso para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteira. “É uma reparação histórica. É uma luta de décadas de uma categoria que vem almejando por dignidade. Esses profissionais passaram a pandemia pagando com a própria vida para nos proteger”, enfatizou Contarato.

Relatado pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN), o texto foi aprovado por unanimidade no Senado e na Câmara. Para evitar uma eventual disputa judicial, foi também aprovada uma emenda à Constituição (PEC 11/2022) para dar segurança jurídica à medida. A PEC determinou que lei federal instituirá pisos salariais nacionais para as categorias de enfermagem.

Para Contarato, a sanção da lei é histórica. “É um dia em que esses profissionais terão reconhecido o seu verdadeiro valor. Não basta chamar esses profissionais de heróis. Eles querem ter dignidade, porque esses profissionais têm dois, três vínculos empregatícios e acabam renunciando ao final de semana, Natal, Ano Novo, deixando as famílias e se submetendo a toda e qualquer condição de trabalho, sem EPI nem alojamento”, afirmou.

O senador ressaltou ainda que esta é também uma pauta das mulheres e dos negros. “Dos 2,7 milhões de profissionais, 85% são mulheres. Mais de 53% desses profissionais são pretos e pardos”, disse.

Contarato lamentou que a ideia de um piso nacional da enfermagem tenha chegado apenas após a pandemia de Covid-19, momento em que esses profissionais tiveram sua relevância destacada no combate à doença. “Mas foi necessário isso para que esta Casa pudesse dar vez e voz, jogar uma luz para esses profissionais e garantir essa dignidade, porque a dignidade profissional passa pela dignidade salarial”, destacou.

Por PT no Senado

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo