Projeto do PT: Adoção do mototaxímetro é elogiada em audiência pública

LeodeBrito mototaxis

Representantes de mototaxistas, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) elogiaram de forma unânime, na terça-feira (30), o projeto de lei (PL 3.468/15), de autoria do presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), deputado Léo de Brito (PT-AC). A proposta estabelece a obrigatoriedade do uso do mototaxímetro em cidades com mais de 40 mil habitantes.  

Durante audiência pública no plenário do colegiado, os participantes do debate ressaltaram a importância do projeto para proteger os mototaxistas da concorrência desleal e o consumidor de possíveis abusos na cobrança da tarifa.

Para o presidente da Federação Interestadual das Regiões Norte e Nordeste dos Trabalhadores em Transportes de Mototaxistas, Motoboys e Motofretes do Nordeste (Fenordeste), Pedro Mourão, o projeto de Léo de Brito é mais uma evolução na implementação dos serviços de mototaxi no Brasil.

“A implementação dos mototaxímetros é a maior evolução desde a Lei Federal 12.009/09, que regulamentou a categoria. A instalação desse aparelho vai ajudar a retirar os clandestinos das ruas, e dar transparência na cobrança da tarifa”, destacou.

O especialista da gerência de regulação e outorgas da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), José Brandão Filho, disse que “a iniciativa é louvável” e que “favorece o planejamento e o fomento desse meio de transporte”.

Já o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Raimundo Rezende, explicou que o órgão inclusive já certificou o protótipo do mototaxímetro. Ele afirmou que o aparelho só depende de regulamentação para entrar no mercado.

“Verificamos questões como distância percorrida e o tempo que se leva para percorrer essa distância. Também testamos a resistência do produto a intempéries como sol, chuva e umidade, além da vibração natural da motocicleta”, explicou.

O representante da Sufab (primeira empresa a registrar patente e fabricar um protótipo de mototaximetro), Jefferson Figueiredo, destacou que desde 2014 o produto está homologado pelo Inmetro.

“O simulador atende todas as normas do Inmetro, e está pronto para testes pilotos em alguma cidade brasileira”, avisou.

O deputado Léo de Brito ressaltou que há consenso na adoção do mototaxímetro, e que a proposta “é boa para o cidadão e para os mototaxistas”. O parlamentar disse ainda que o projeto tem caráter terminativo nas Comissões e que, portanto, “não precisa ser aprovada no plenário da Câmara”.

Atualmente o PL 3.468/15 encontra-se na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara.      

Também participaram da audiência pública o deputado Angelim (PT-AC) e os presidentes do Sindicatos dos Mototaxistas de Fortaleza, André Pimentel Filho, e de Patos (MG), Eliomar Pereira.  

Héber Carvalho

Foto: Lúcio Bernardo Jr

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/