Projeto de iniciativa popular propõe repasse de 10% da receita da União para o SUS.

guimaraesrcarvalho

O líder da Bancada do PT, deputado José Guimarães (CE), reafirmou nesta segunda-feira (5), o compromisso do Partido dos Trabalhadores de “qualificar” as políticas públicas nas áreas de saúde e educação. Guimarães participa no início da noite da cerimônia de entrega do projeto de lei de iniciativa popular que visa o repasse integral e efetivo de 10% da receita corrente bruta da União para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública será entregue ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) às 19h, no auditório Nereu Ramos, na Câmara.

Na avaliação de José Guimarães, o projeto de iniciativa popular é muito bem-vindo. “Aumentar os investimentos em saúde é cuidar das pessoas que mais precisam, dos mais pobres”, afirmou.  O PT, de acordo com o líder, “não vai medir esforços para ajudar o País a ter acesso à saúde e a educação de qualidade”.

Para o deputado Rogério Carvalho (PT-SE), o projeto de lei de iniciativa popular, com mais de um milhão de assinaturas, demonstra que a sociedade está mobilizada para lutar por mais recursos para a saúde. “É mais um passo importante para garantir o financiamento público da saúde”, disse. 

Agenda – A comissão especial que discute o financiamento da saúde pública discute nesta terça-feira (6) o relatório preliminar do deputado Rogério Carvalho ao Projeto de Lei Complementar (PLP 123/12), que obriga a União a investir no mínimo 10% do Orçamento em Saúde.

Segundo o deputado, “a comissão está trabalhando com essa referência e buscando alternativas, como um misto da fórmula atual de cálculo da correção dos recursos que a União destina para a saúde, que é a variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB) mais a inflação do ano anterior”, afirmou Rogério Carvalho.

Segundo cálculos do Movimento Nacional em Defesa da Saúde, os 10% garantiria R$ 45 bilhões a mais por ano para a saúde pública brasileira.

Participam do movimento, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras entidades.

Ivana Figueiredo com agência Câmara.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex