Programa espacial ajuda no desenvolvimento tecnológico do país

carlinhos-almeida_D2O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, afirmou em audiência na Câmara que o Programa Espacial Brasileiro ajuda no desenvolvimento tecnológico do país. De acordo com o diretor, a partir de 2012, o país passará a enviar um satélite por ano até 2020. Atualmente, informou, a média é de um a cada quatro anos. A audiência ocorreu na última terça-feira (14) na Comissão de Ciência e Tecnologia.

Durante a audiência, que contou ainda com a participação do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp e do presidente do Sindicato dos Servidores na Área de Ciência e Tecnologia, Fernando Morais Santos, os especialistas reclamaram da falta de recursos para recomposição do quadro de servidores do Inpe. Segundo Raupp, houve uma recuperação dos investimentos federais no setor no governo do ex-presidente Lula, mas o país ainda investe bem menos que a média de países como a Índia e a China.

Com o intuito de conhecer a realidade do órgão, o deputado Carlinhos Almeida (PT-SP), autor do requerimento para audiência, informou que irá apresentar um requerimento propondo que um grupo de parlamentares da comissão faça uma visita à sede do Inpe em Alcântara, no Maranhão.

O parlamentar informou ainda que vai pedir ao governo Federal que dê mais autonomia aos institutos federais de pesquisa para a realização de concursos públicos para recompor seus quadros e aumentar as verbas para o Programa Espacial Brasileiro.

Assessoria Parlamentar com Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também