Programa de distribuição de medicamentos completa um ano

rogerio carvalho D 02O deputado Rogério Carvalho (PT-SE), médico e integrante da Comissão de Seguridade Social de Família da Câmara elogiou o primeiro ano do programa “Saúde não tem Preço”, do governo federal, que distribuiu  7,8 milhões de medicamentos para o tratamento da hipertensão e diabetes.

A iniciativa do governo, segundo o deputado, consolida o Sistema Único de Saúde e garante o controle efetivo de doenças crônicas e degenerativas como a hipertensão e a diabetes, que se não forem tratadas, podem desencadear problemas mais sérios como acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, entre outros.

“O programa Saúde não tem Preço é acertado e precisa ser estendido a outras doenças.  Além de diminuir o custo previdenciário, com a redução do número de internações – como vem acontecendo desde 2011, com menos 8,4 mil internações por causa da hipertensão e 2,7 mil a menos em função da diabetes –  aumenta a longevidade e melhora a qualidade de vida do paciente”, disse Rogério Carvalho.

Segundo o Ministério da Saúde, somente em janeiro deste ano 3,2 milhões de pacientes retiraram os medicamentos em mais de 20.300 farmácias credenciadas na rede Aqui Tem Farmácia Popular. 

“O número de diabéticos e hipertensos que recebem remédio gratuito na Farmácia Popular triplicou. Há um ano, quando o usuário pagava 10% do valor do remédio, esse  numero era bem menor, de 853 mil pacientes”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (13),  no programa Café com a Presidenta.

Ivana Figueiredo com Blog do Planalto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também