A produção industrial cresceu em novembro em nove das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em relação a outubro de 2009. O principal destaque é o estado de Goiás, que teve crescimento de 11,6%, depois de uma queda de setembro para outubro.
O desempenho da indústria goiana, na avaliação do deputado Rubens Otoni (PT-GO), é fruto de uma parceria política intensa entre os governos estadual e federal. Segundo o parlamentar, ao investir na melhoria da infra-estrutura do estado, a exemplo dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o governo atrai investimentos do setor industrial para o Goiás, que também conta com uma localização geográfica privilegiada.
“São inúmeros os investimentos do governo federal que têm incentivado o desenvolvimento da nossa industria em diversos setores. O setor de agronegócios, tradicionalmente forte no estado, tem avançado muito na produção de soja e biodiesel. A indústria automobilística do estado também conta com duas novas grandes montadoras”, explicou o parlamentar.
Outros estados – Em seguida, aparecem os estados da Bahia, com crescimento de 3,9%, e do Ceará, com aumento de 2,8%. Também apresentaram resultados positivos a Região Nordeste (1,6%) e os estados do Rio Grande do Sul (1,9%), Amazonas (1,6%), de São Paulo (1,6%), Pernambuco (1,0%) e do Rio de Janeiro (0,2%).
Os cinco estados que apresentaram resultado industrial negativo em novembro de 2009, em relação ao mês anterior, foram o Espírito Santo (-1,6%), Minas Gerais (-0,6%), o Pará (-0,6%), Paraná (-0,1%) e Santa Catarina (-0,1%).
Edmilson Freitas com Agência Brasil