A produção industrial brasileira iniciou 2015 com alta de 2% em janeiro na comparação com o mês anterior, dezembro de 2014. O índice ficou acima do esperado e é melhor resultado mensal desde junho de 2013, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (4).
A expansão mostrou resultados positivos em duas das quatro grandes categorias econômicas e em 13 dos 24 ramos pesquisados. Entre os setores, o principal impacto positivo foi registrado por produtos alimentícios, que avançou 3,9%. Além disso, o resultado industrial de janeiro interrompeu quatro meses consecutivos de queda na produção.
Na opinião de parlamentares petistas, apesar do contexto econômico difícil em nível mundial, os números são animadores. “Os dados divulgados pelo IBGE, mostram a realidade da indústria brasileira, desmascarando o a oposição e o Partido da Imprensa Golpista (PIG), que torcem contra o crescimento do Brasil”, afirmou o deputado Zeca do PT (PT-MS).
“Diante de uma crise internacional, uma alta na produção industrial brasileira de 2.0% em janeiro é animador. Acreditamos na força da nossa indústria e confiamos nos esforços do governo para retomar o crescimento econômico, sem perdas para a classe trabalhadora”, acrescentou o deputado Assis Carvalho (PT-PI).
“Superamos as perspectivas do setor e crescemos 2% em janeiro. É o nosso melhor momento em um ano e meio. Acreditamos que este crescimento ainda não é suficiente para recuperar os resultados de 2014, mas estamos positivos em avançar ainda mais até o final deste ano. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo setor industrial, mas estamos tomando providências para que isto não perdure”, opinou o deputado Marco Maia (PT-RS).
PT na Câmara