A produção brasileira de petróleo cresceu 14,4% em março em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando 2,643 milhões de barris de óleo equivalente por dia, sendo 2,119 milhões de barris/dia de petróleo e 83,4 milhões de metros cúbicos (m³) por dia de gás natural. Com o aumento de 8% em relação a março de 2013, a produção de gás natural chega ao recorde. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP).
O resultado foi comemorado pelo deputado Luiz Alberto (PT-BA), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras. “Os números da produção do petróleo vão além da expectativa, crescer 14,4% é um incremento muito grande no setor e confirma que a empresa é sólida e continua em processo de crescimento, como prevê o seu plano de investimentos”, enfatizou.
Na avaliação do deputado Luiz Alberto não adianta a “oposição bater e tentar desqualificar a empresa”. A Petrobras, continuou o deputado, “é uma empresa responsável, transparente e consciente do seu papel no processo de exploração e produção de petróleo e gás natural para garantir a energia que o Brasil precisa”.
Para Luiz Alberto, os resultados positivos da Petrobras serão ainda mais expressivos, a curto prazo, com o funcionamento de uma nova refinaria, prevista para entrar em operação no fim deste ano.
Pré-sal – A produção no pré-sal foi de 484,4 mil barris de óleo equivalente por dia, 2,4% acima da produção diária em fevereiro. A exploração aconteceu em 28 poços do pré-sal localizados nos campos de Baleia Azul, Baleia Franca, Jubarte, Pirambu, Caratinga, Barracuda, Linguado, Lula, Marlim Leste, Pampo, Sapinhoá e Trilha.
De acordo com a ANP, 91,1% da produção de petróleo e gás natural foram obtidas em campos operados pela Petrobras. O campo de Marlim Sul, na bacia de Campos, foi o que obteve a maior produção, com a média de 263,9 mil barris por dia. O campo maior produtor de gás natural foi o de Mexilhão, na bacia de Santos, com a média diária de 6,7 milhões de m³.
A produção de petróleo e gás natural no Brasil foi oriunda de 9.027 poços, sendo 775 marítimos e 8.252 terrestres. O campo com o maior número de poços produtores foi Canto do Amaro, bacia Potiguar, com 1.125 poços. Marlim e Ubarana, localizados nas bacias de Campos e Potiguar, respectivamente, foram os campos marítimos com maior número de poços produtores, ambos com 52 no total.
PT na Câmara, com informações da ANP