De acordo com o 5º levantamento da safra de grãos 2015/2016, divulgado na quinta-feira (4) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é que a produção brasileira alcance 210,3 milhões de toneladas. Esse volume representa uma alta de 1,3% em relação à safra anterior, de 207,7 milhões de toneladas, ou seja, 2,6 milhões de toneladas de alimentos a mais que no ano agrícola anterior.
A produção de soja permanece como o principal destaque e deverá atingir 100,9 milhões de toneladas, 4,7 milhões a mais do que na safra anterior. Os ganhos de área e produtividade da cultura representam um aumento de 4,9% na produção total do País. A recuperação da produtividade de feijão reflete em aumento de 279 mil toneladas, apesar da queda na área plantada, chegando ao total de 3,4 milhões de toneladas na safra atual.
Área – A área plantada de grãos em todo o País deve alcançar 58,5 milhões de hectares. Isso representa um aumento de 593,5 mil hectares frente à safra passada, que chegou a 57,9 milhões de hectares. A cultura da soja, responsável por mais de 56% da área cultivada do País, permanece como principal responsável pelo aumento de área. A estimativa é de crescimento de 3,6% (1,1 milhão de hectares) na área cultivada com a oleaginosa. Já o algodão apresenta redução de 1,7% (17 mil hectares), reflexo da opção pelo plantio de soja na Bahia, segundo maior produtor de algodão do País.
Para o milho primeira safra, a exemplo do que ocorreu na safra passada, a expectativa é que haja redução de 6,8% na área (418,9 mil hectares), a ser coberta com soja. Para o milho segunda safra, a expectativa é de leve aumento de área, enquanto o feijão primeira safra apresenta redução de 2,7% (28,3 mil hectares). As culturas de primeira safra tiveram o plantio estendido até meados de janeiro em algumas regiões.
Levantamento – Para a realização do 5º levantamento, os técnicos da Conab foram a campo entre os dias 17 a 23 de janeiro. Foram verificadas informações de área plantada, produção, produtividade, evolução do desenvolvimento das culturas, pacote tecnológico utilizado pelos produtores, entre outros fatores.
Portal Brasil/Conab