Milhares de manifestante saíram às ruas neste domingo (15) em várias cidades do País, e até no exterior, para protestar contra o governo golpista de Michel Temer (PMDB) e o processo de impeachment da legítima presidenta do país, Dilma Rousseff. Foram registradas manifestações em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Distrito Federal e Florianópolis.
A maior concentração aconteceu na capital paulista, onde 10 mil pessoas protestaram contra Temer. Organizada por grupos feministas, a manifestação percorreu a Avenida Paulista até a sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No trajeto o público questionou, com cartazes e palavras de ordem, a ausência de mulheres no primeiro escalão do ministério de Temer.
Em Belo Horizonte, o ato contra o presidente golpista reuniu cinco mil pessoas na Praça da Liberdade, segundo a organização. Durante o protesto, uma equipe da Rede Globo foi expulsa do local por manifestantes e saiu escoltada pela guarda municipal.
No centro de Curitiba – na praça Santos Andrade – mais de 500 pessoas se reuniram em uma manifestação contra Michel Temer, segundo estimativa da PM.
Em Brasília, cerca de 250 pessoas, de acordo com a PM, se concentraram na Praça dos Três Poderes para protestar contra o impeachment de Dilma Rousseff e o governo interino de Temer. No ato, que durou cerca de uma hora, os manifestantes também interditaram a Rua da Alameda dos Estados, em frente ao Congresso Nacional.
Já em Florianópolis, um grupo de 150 pessoas se mobilizou pelo Facebook para protestar contra o presidente golpista. Os manifestantes se concentraram no Largo da Alfândega, no centro da cidade.
Além das cidades brasileiras, o domingo também ficou marcado pela manifestação #ForaTemer em Lisboa, Portugal. Um grupo de brasileiros se mobilizou pelas redes sociais e saiu às ruas contra o presidente golpista.
Panelaço– Durante a entrevista de Michel Temer ao programa Fantástico (Rede Globo), neste domingo, foram registrados panelaços em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte.
Em várias cidades também ocorreram buzinaços e apitaços e foram ouvidos gritos de “fora, Temer” e “Temer golpista”. Internautas promoveram um “vomitaço” na pagina do Fantástico no Facebook, e usaram hastags como #ForaTemer, #TemerGolpista #TEMEReGLOBOunidosNOGolpe.
No Twitter, a hashtag #ForaTemer entrou para os Trending Topics, com quase 40 mil menções até às 22h50.
PT na Câmara com agências
Foto: Divulgação