O presidente Luis Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (25), do III Seminário Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), que será encerrado hoje, em Brasília.
Agricultores familiares, beneficiários e gestores do programa participam do encontro, marcado para avaliar e discutir os rumos do PAA, que apoia a pequena produção e fornece alimentos à população em situação de vulnerabilidade nutricional.
O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), presidente da Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutricional, também participou do evento.
Lula destacou a importância do Programa no combate à fome e a insegurança alimentar. “São 160 mil agricultores familiares que, por ano, têm mercado garantido para a sua produção”. O presidente revelou que mais de 3 milhões de toneladas de alimentos já chegaram à mesa de 15 milhões de pessoas que viviam em risco de segurança alimentar. Segundo o presidente, o PAA conseguiu cumprir seu duplo papel: diversificar a produção, fortalecer a agricultura familiar e garantir soberania alimentar. Lula também destacou a nova relação que o Programa criou entre o Estado brasileiro e a sociedade. Segundo ele, o sucesso do PAA é decorrente da decisão do diálogo com a sociedade civil.
Segundo o presidente Lula, os recursos para o PAA saltaram de mais de R$ 144 milhões (em 2003) para R$ 807 milhões em 2010. Em 2003, participavam do Programa 42 mil agricultores familiares e, para 2010, a estimativa é de 213 mil. O número de beneficiados também aumentou de 226 mil pessoas (2003) para 18 milhões de atendimentos.
Nazareno, que é é um dos entusiastas desse programa, criado em 2003 como uma das ações do Fome Zero. “O PAA cumpre dupla função, pois promove o acesso a alimentos às populações em situação de vulnerabilidade e ao mesmo tempo alavanca a inclusão social e a econômica no meio rural, por meio do fortalecimento da agricultura familiar”, diz.
Assessoria parlamentar