O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o governo federal auxilie o estado do Rio Grande do Sul, atingido por fortes chuvas desde o último domingo (3). Na região norte do Estado foram registradas quatro mortes em decorrência do forte temporal.
Durante o Conversa com o Presidente de hoje, o presidente Lula abriu o programa se solidarizando com a população gaúcha e anunciou que o ministro da Defesa Civil chegará nesta quarta-feira (6) ao Estado para auxiliar a população.
“É importante a gente começar esse programa prestando uma solidariedade ao povo gaúcho da região de Passo Fundo e da região de Caxias. Pouco tempo atrás, fomos lá, com vários ministros, pois tinha uma seca em várias regiões e, agora, tem excesso de chuva”, falou Lula durante o programa.
“Amanhã [quarta-feira] o ministro da Defesa Civil vai ao Rio Grande do Sul, o Chefe da Defesa Civil também vai ao Rio Grande do Sul. Quero dizer ao povo gaúcho que estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário. Peço a Deus que diminua a chuva, porque as pessoas precisam ter paz e tranquilidade”, afirmou.
Na madrugada de hoje (5), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, deputado federal Paulo Pimenta, disse que o Exército vai ajudar na distribuição de alimentos e na segurança de desalojadas.
Segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, pelo menos 44 municípios foram atingidos e registraram prejuízos em decorrência do forte temporal, deixando cerca de 400 desabrigados.
As quatro mortes ocorreram nas cidades de Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras, na região norte do Estado. “Num primeiro momento, é o apoio emergencial, o socorro, é a garantia para as pessoas que estão desabrigadas, o apoio emergencial para garantir água potável, alimentação e abrigo. Num segundo momento, vamos mobilizar nossas equipes, inclusive, para orientar as prefeituras no trabalho que precisar ser feito, para que possamos auxiliar na reconstrução de ruas, estradas, instalações urbanas, na área da saúde, educação, na parte da habitação, como temos feito, disse Pimenta.
Com a subida do nível de água de rios, a Prefeitura de Roca Sales aconselhou que os moradores subissem em telhados para se protegerem das enchentes. Na segunda-feira, o Rio Taquari subiu cerca de 14 metros.
Em Passo Fundo, o rio de mesmo nome transbordou, invadindo casas. Moradores e animais precisaram ser resgatados.
Da Redação