Presidente da CUT diz que Lula está preso porque “enfrentou o capitalismo”

O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, conclamou os trabalhadores brasileiros a se organizar e defender a liberdade de Lula nas suas bases. A convocação foi feita nesta terça-feira (10), durante ato no acampamento Lula Livre em Curitiba, maior foco de denúncia e resistência contra a prisão injusta e ilegal do presidente mais popular do Brasil. “Lula é preso político e só está preso por ter anunciado o referendo revogatório da Reforma Trabalhista”, lembrou Freitas.

Na avaliação do presidente da CUT, os trabalhadores têm que considerar a liberdade de Lula como uma bandeira a ser incluída na campanha salarial. “Lula é a defesa do trabalhador, Lula é quem vai revogar a Reforma Trabalhista. Com Lula nossa Previdência não será entregue ao capital”, enfatizou.

Vagner Freitas defendeu que cada movimento social, sindical mobilize as pessoas para que participem da vigília em Curitiba e fortaleça o movimento nacional nos estados. “Temos que lutar diariamente até a liberdade de Lula. Ele tá preso porque enfrentou o capitalismo, porque não vai deixar vender as nossas riquezas naturais, porque não vai privatizar a Eletrobras, a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica”, destacou.

Dia de Luta – Nesta quarta-feira (11) a CUT realiza o dia de luta em todo o Brasil. Neste dia, o ministro Marco Aurélio Mello vai levar ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) uma liminar protocolada pelo PEN (Partido Ecológico Nacional) para que a Suprema Corte paute as duas Ações Declaratórias Constitucionais sobre a execução da pena após condenação em segunda instância, como é o caso de Lula.

Além da realização de grandes manifestações nas principais cidades do País nesta quarta-feira, a CUT já definiu calendário com atos no dia 17 de abril – Dia Nacional de Mobilização contra dois anos do golpe; no dia 26 de abril haverá ato no Rio de Janeiro para defender a Petrobras; e no 1º de maio, as manifestações acontecerão em todas as capitais e cidades do interior em defesa dos direitos e de Lula livre.

Lula Candidato – O secretário nacional de Comunicação do PT, Carlos Árabe, também participou da manifestação desta terça-feira, em Curitiba, e frisou que é fundamental manter a mobilização para garantir a liberdade do ex-presidente. “Temos que manter essa mobilização até que ele (Lula) saia e fique conosco. Ele vai se apresentar no dia 15 de agosto como nosso candidato e vai vencer os dois turnos. Só Lula pode acabar com esse golpe”.

O sociólogo Emir Sader ao se pronunciar durante a manifestação, falou da importância de denunciar a ditadura do Judiciário e as ilegalidades do processo e da condenação do ex-presidente. “Os que deveriam cuidar da democracia (Justiça) se tornaram chacais. Nosso papel é trazer aqueles que estão apáticos para a reação e como tudo isso também transforma a vida deles. Agora Moro quer impedir que os governadores, que Mujica visitem Lula. Precisamos denunciar essas arbitrariedades e continuar a pressão política”.  O sociólogo se refere aos governadores do Nordeste e de Minas que estão em Curitiba para visitar o ex-presidente, mas o juiz Sérgio Moro limitou as visitas.

 

Vânia Rodrigues, com informações do site da CUT

Foto: Joka Madruga/Agencia PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex